
Mindelo, 02 Jan (Inforpress) – Os Mandingas da Ribeira Bote vão dar início aos desfiles habituais logo no domingo, 04, no Mindelo, com uma homenagem à selecção de futebol de Cabo Verde, que consideram ter alcançado “um grande feito”.
O presidente do grupo, Nilton Rodrigues, também conhecido por Tau, explicou que decidiram fazer essa iniciativa, já que a selecção é merecedora de tal distinção pelo feito de chegar ao Mundial de 2026.
Sendo assim, segundo a mesma fonte, alguns foliões vão sair com trajes característicos dos mandingas, pintados de preto, mas outros vão estar pintados com as cores da selecção, azul, vermelho e branco.
Tau pediu ainda que as pessoas que acompanham os desfiles que vistam as suas camisolas de Cabo Verde.
Esta primeira saída, explicou, ainda vai ser com um trajecto curto, com o arranque a partir dos estaleiros, na Ribeira Bote, depois uma volta pelas principais artérias do centro da cidade do Mindelo e regresso de novo aos estaleiros.
Quanto à organização e segurança, o elemento do grupo Anderson Lima assegurou que “está tudo a postos”, inclusive em concertação com a Câmara Municipal de São Vicente e a Polícia Nacional.
Entretanto, Anderson Lima apelou aos próprios elementos do grupo e aos foliões que os acompanham que se abstenham do uso abusivo do álcool, para evitar situações de violência e agressão, que às vezes mancham esta tradição são-vicentina.
“Para que os nossos desfiles decorram lindamente, porque nós só queremos festejar e mostrar à São Vicente, Cabo Verde e mundo inteiro o que os mandingas são capazes de fazer a nível cultural”, observou.
Certo é que os mandingas passam a partir de agora a movimentar os domingos que antecedem o Carnaval, este ano festejado na terça-feira, 17 de Fevereiro, e só terminam no domingo de enterro, a 22 de Fevereiro.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar