Mindelo, 16 Jul (Inforpress) – O presidente da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Fábio Vieira, disse hoje, no Mindelo, que a formação das lideranças locais é fundamental para uma gestão municipal eficiente, transparente e inovadora.
Fábio Vieira falava durante o Encontro Estratégico de Liderança Municipal, realizado em São Vicente, para reforçar as capacidades dos eleitos municipais através das formações centradas em liderança estratégica, gestão baseada em resultados, planeamento municipal e boas práticas de governança local.
Segundo o líder da ANMCV, tais formações são importantes especialmente num contexto de crescente complexidade das políticas públicas e exigências dos cidadãos.
Conforme a mesma fonte, celebrar 50 anos de independência do país é também lembrar que o poder local foi e continua a ser um dos pilares da democracia.
“Foi nas autarquias locais que muitos cabo-verdianos encontraram, pela primeira vez, uma voz activa na gestão do seu próprio destino e é nas autarquias locais que hoje continuamos a materializar os ideais de justiça, equidade e progresso que nortearam os fundadores da nossa nação”, destacou.
Por isso, Fábio Vieira apelou aos participantes que o encontro seja um espaço de debate e também de acção concertada. Isto, elucidou, para que saiam com estratégias claras, projectos concretos e uma determinação renovada para enfrentar os desafios da próxima década.
“Seja um marco na consolidação de um poder local forte, visionário e próximo dos cidadãos. Que honremos o legado dos que lutaram pela nossa independência, construindo municípios mais justos, mais prósperos e mais resilientes”, afirmou.
Segundo o representante do escritório conjunto das Nações Unidas, David Matern, uma liderança eficaz é crucial para o desenvolvimento dos municípios e para o bem-estar dos seus habitantes.
Porém, observou, liderar e gerir um município envolve lidar com diversos desafios, nomeadamente gerir recursos limitados, atender às demandas diversas da população, conciliar interesses conflituantes, adaptar-se a um ambiente em constante mudança, manter a responsabilização e a ética na gestão.
Daí, David Matern vincou a importância do Encontro Estratégico de Liderança Municipal que, segundo avançou, vai permitir aos eleitos municipais aprimorar e adquirir habilidades de gestão, comunicação, negociação e capacidade de mobilização das comunidades.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, também presente no encontro, considerou o municipalismo uma “grande vitória da democracia e da liberdade” e destacou que o empoderamento dos eleitos é cada vez uma necessidade.
Para o autarca, as formações são cruciais para que os eleitos possam dar continuidade ao seu trabalho árduo junto da população, principalmente para o reforço da liderança.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar