
Mindelo, 07 Nov (Inforpress) – A Fundação Carlos Albertino Veiga apresentou no Cabo Verde Ocean Week, no Mindelo, um projecto para a criação de um `Blue hub´ que junta instituições públicas e privadas para partilha de informações conjuntas sobre os oceanos.
Uma informação dada à imprensa pelo presidente da fundação, Paulo Veiga, no último dia da Semana dos Oceanos de Cabo Verde, a CV Ocean Week (CVOW) e que teve como ponto alto o evento Ocean Summit.
A ideia, conforme a mesma fonte, é criar uma rede para juntar tanto as instituições públicas como as Organizações Não Governamentais (ONG) e as empresas que trabalham directa ou indirectamente com o oceano, para se poder ter informação conjunta.
“Podemos também mobilizar recursos conjuntos, como nós costumamos dizer, somos um país pequeno, e para termos dimensão e para podermos ir buscar os financiamentos que existem para a conservação dos oceanos, para a exploração sustentável do oceano, temos que estar juntos”, aconselhou Paulo Veiga.
A Fundação, afiançou, está disposta a colaborar e ajudar a gerir este hub, mas sem interferir no trabalho de cada um.
Como pontapé de saída, já têm, avançou, uma parceria com uma empresa de drones, que no evento apresentou imagens feitas em São Vicente, utilizando a inteligência artificial para medir dados como a temperatura da água, sobre tartarugas e várias outras particularidades.
Depois essas informações, explicou Paulo Veiga, vão ser trabalhadas para serem entendidas, tanto por um pescador, um cientista, e os vários intervenientes na gestão dos oceanos.
A CVOW termina hoje, no Mindelo, com um encerramento a ser presidido nesta tarde pelo ministro do Mar, após uma semana de actividades que envolveram cerca de 300 participantes, destes, nacionais e estrangeiros.
LN/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar