São Vicente: Núcleo Museológico Cesária Évora regista mais de três mil visitas anuais – Coordenador

Inicio | Cultura
São Vicente: Núcleo Museológico Cesária Évora regista mais de três mil visitas anuais – Coordenador
20/05/25 - 11:10 am

Mindelo, 20 Mai (Inforpress) - O coordenador do Núcleo Museológico Cesária Évora disse à Inforpress que o museu tem registado mais de três mil visitas anuais, mas após 10 anos da sua criação, o desafio é aumentar o número de entradas nacionais.

Celso Pires falava à Inforpress a propósito do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de Maio.

“Nós temos vindo a promover não só o museu Cesária Évora, mas também outros que temos aqui em São Vicente como o Museu do Mar, junto das escolas e outras instituições, mas infelizmente ainda os cabo-verdianos não tem a cultura de visitar os museus porque quem visita são os estudantes”, afirmou.

Conforme o coordenador, muitos cabo-verdianos ainda não sabem onde é que fica o Museu Cesária Évora o que contrasta com a importância que a cantora teve para o país e além-fronteiras.

Por isso, frisou Celso Pires, o objectivo é continuar a promover o espaço a nível nacional, sobretudo nas escolas e jardins infantis, reforçando o papel que a cantora teve na promoção da música e cultura cabo-verdiana, fora de Cabo Verde.

“Os estrangeiros que visitam mais o museu são franceses e portugueses porque eles têm um conhecimento profundo sobre quem foi Cesária Évora. Muitos deles até se emocionam quando visitam o museu e vêem os objectos que ela usava e o vídeo do seu enterro”, clarificou.

O Núcleo Museológico Cesária Évora foi criado em Maio de 2015, no edifício construído dez anos antes para ser a residência da artista Cesária Évora.

O edifício conhecido como a Casa do Artista foi oferecido à Cesária Évora no dia 17 de Janeiro de 1995.

No Núcleo Museológico Cesária Évora no qual pode-se encontrar vestuários que a artista usava no dia-a-dia, objectos de cozinha, documentos pessoais, condecorações, vídeos de Cesária Évora dentro e fora da sua casa e em espectáculos entre outros.

Cesária Évora nasceu no Mindelo, em 27 de Agosto de 1941, cidade onde também morreu, em 17 de Dezembro de 2011. É considerada a cantora de Cabo Verde com maior reconhecimento internacional.

CD/CP

Inforpress/Fim

Partilhar