
Mindelo, 05 Dez (Inforpress) – A Associação Artística e Cultural Mindelact representa Cabo Verde, pela primeira vez, no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Iberoamérica), que decorre até domingo, 07, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.
Em declarações à imprensa, o presidente do Mindelact, Yannick Fortes, explicou que se trata de um evento realizado pelo Ministério da Cultura do Brasil, em parceria com a Ibero-América, que conecta agentes culturais, empreendedores e criativos das áreas de moda, teatro, gastronomia, artesanato, música, audiovisual e cinema de vários países.
O objectivo, adiantou, é conhecer projectos, festivais e estabelecer contactos com grupos que possam participar no Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact, além de, também, pretenderem criar redes e parcerias, divulgar os artistas e contribuir para continuar a internacionalização do teatro cabo-verdiano.
“Trazemos muitos artistas brasileiros para Cabo Verde, então convidaram-nos para representar o País pela primeira vez. Enquanto associação estamos a participar nas rodas de negócio e estaremos em contacto com dezenas de grupos de teatro, de circo e de outros projectos que têm interesse em fazer a internacionalização”, explicou.
Um dado positivo da participação no evento, segundo Yannick Fortes, é que o Mindelact é um dos projectos que tem tido mais procura por parte de grupos interessados em participar no festival.
“Quase todos os grupos querem ir para o Mindelact, mas isso também é consequência do trabalho que temos feito ao longo dos anos em parceria com o Brasil”, afirmou a mesma fonte, para quem isso possibilita criar parcerias e sinergias em que não só os grupos do Brasil participam no festival em São Vicente, mas também grupos da ilha participam em eventos semelhantes e intercâmbios no Brasil.
Conforme o presidente do Mindelact, a nível de formação já conseguiram fechar algumas parcerias com grupos que estão dispostos a viajar para São Vicente para ministrar formações aos artistas de teatro.
Realizado em Fortaleza até domingo, 07 de Dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina actividades de formação, mentorias, oficinas, palestras e mesas-redondas, com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projectos, momentos de contactos e shows.
A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é realizada pelo Ministério da Cultura do Brasil, em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura, e a Prefeitura de Fortaleza.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar