
Mindelo, 14 Dez (Inforpress) – O mestre internacional Mariano Ortega, que representou a Organização Desportiva Equipa Ribeira Funda (ODERF), da ilha do Sal, revalidou hoje o título de Campeão Nacional Individual Absoluto de Xadrez.
A informação foi avançada à Inforpress pelo representante da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Manuel Medina, que fez um balanço “extremamente positivo” do IX Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA 2025), que decorreu no Mindelo.
“Desde ontem já sabíamos quem era o campeão. Apesar de faltar ainda uma ronda, Mariano Ortega já é campeão. Agora, em relação às outras classificações, ainda não sabemos. Só depois da 9.ª e última ronda é que saberemos quem vai ficar no 2.º, 3.º, 4.º e demais posições”, explicou.
Segundo Manuel Medina, a competição decorreu de forma tranquila e num clima de “grande fair play”.
“Temos de reconhecer que todos os jogadores estavam empenhados nesta competição. Não tivemos nenhuma dificuldade em acompanhar o campeonato e resolver qualquer problema que surgisse, de maneira que estou contente com os participantes, que se destacaram pelo elevado fair play”, adiantou.
A mesma fonte destacou a participação de jovens na competição, realçando que a federação tem feito um trabalho junto das escolas, mas também tem preparado as associações para a difusão desta modalidade junto das instituições escolares.
“Está a surgir pessoal jovem com alguma capacidade e isto é importante, porque só se consegue enraizar o xadrez se se trabalhar com os jovens”, rematou.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar