São Vicente: Já se sente o cheiro de Kavala Fresk na Avenida Marginal

Inicio | Cultura
São Vicente: Já se sente o cheiro de Kavala Fresk na Avenida Marginal
12/07/25 - 03:41 pm

***Por: Carina David, da Agência Inforpress***

Mindelo, 12 Jul (Inforpress) – Já se sente o cheiro de cavala grelhada na Avenida Marginal, palco do Kavala Fresk Feastival cuja 13ª edição iniciou às 12:00 com a Banda Municipal a convidar o público a mergulhar-se no espírito do festival.

Os estandes de alimentação montados na avenida, com mesas e cadeiras, as grelhas com as brasas acesas são um prenúncio do que o público pode encontrar:

Cavala grelhada, frita, ao molho acebolado e servida com o sabor da tradição, feita com esmero ao estilo “gourmet” ou ainda pratos criativos à base de mariscos e outros produtos do mar que dão liberdade a todos os gostos e bolsos.

“Este ano tivemos uma procura maior e não conseguimos acolher todas as pessoas que queriam participar, porque temos uma limitação de material disponível no mercado, que são as tendas. Nós temos 14 participantes no peixe na brasa e 48 espaços de restauração, já incluindo os espaços de gelados e doces”, disse a organizadora do evento, Josina Fortes, da Mariventos, em declarações à Inforpress.

O festival celebra a gastronomia, cultura e a ligação ao mar, mas esta edição também foi desenhada para prestar tributo aos 50 anos da independência de Cabo Verde.

“Desenhamos os eventos para reforçar essa liberdade e também identidade de Cabo Verde. Por exemplo, temos o Kavala e arte que apresenta uma instalação artística, denominada Oceano em Gravura, feita por alunos da Escola Técnica e o professor Jair Pinto e que mostra o valor da educação e o papel que esta instituição teve nessas cinco décadas”, afirmou.

Além disso, destacou a participação do chefe Viriato Pã, da Guiné Bissau, no evento e da roda de conversa sobre a “Economia azul em Cabo Verde e o legado nos 50 anos” dirigida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Instituto do Mar.

Mas nem só de cavala se faz esta festa. A animação musical é outro dos destaques do Kavala Fresk.

Por isso, a partir das 18:00, o palco do “Karnavala” começa a aquecer com Yakass e banda e DJ Djé, para o passeio de barco animado pela voz de Elly Paris, acompanhada por Bau, no Kavala na mei d´mar.

Fazem parte do programa ainda “Kavala & Música” que será animada por “vozes da independência” como Toy Pinto, Zizi Vaz, Dani Mariano e para depois dar lugar a artistas mais jovens como Arymar e Ceuzany, além DJ Fat Boy que vai animar o “Kavala Party”.

O evento foi pensado para todas as idades e também oferece espaços para os mais novos como o Kavala Kids Fun, teatro infantil ou ainda workshop petit kavala.

Mas há também espaços de lazer ao ar livre para gente mais graúda, sobretudo na vertente desportiva, para quem quiser apreciar competições de basquete 3X3, no `Kavala na cest´, uma prova de natação e corrida de bote na praia de bote.

No total, a 13ª edição do Kavala Fresk Festival oferece ao público 14 horas de gastronomia, cultura, desporto náutico e actividades de lazer.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar