São Vicente: Flores do Mindelo vai desfilar enredo sobre resiliência e identidade no Carnaval 2026

Inicio | Cultura
São Vicente: Flores do Mindelo vai desfilar enredo sobre resiliência e identidade no Carnaval 2026
11/01/26 - 11:10 am

Mindelo, 11 Jan (Inforpress) – O Grupo Flores do Mindelo vai desfilar no Carnaval 2026 com um enredo que retrata a resiliência e a identidade cultural do povo de São Vicente, bem como as transformações no passado e no presente.

Segundo a presidente Ana Ramos, trata-se do enredo “Mindelo é uma Flor que não se murcha por ser resistente: Nô valorizá e preservá nôs cultura local, nôs memória, nôs património”.

Para a mesma fonte, o grupo vai levar “muita maravilha, folia e alegria” para ajudar as pessoas da ilha de São Vicente a “desanuviar das tristezas do passado”.

“Queremos sair às ruas para dar mais uma alegria. O Flores do Mindelo esteve sempre presente no Carnaval. Desde 2004 nunca parámos, ganhando ou perdendo. Por isso estamos cá para dar mais uma alegria ao povo de São Vicente, porque temos orgulho da nossa ilha e da nossa cidade”, afirmou Ana Ramos.

Sobre o tema do Carnaval, a mesma explicou que a intenção do grupo é falar da identidade do povo de São Vicente, retratando-a no desfile, trazendo à liça os aspectos que marcaram o passado e o presente, sem descurar da capacidade de se adaptar, de se recuperar e de se reinventar face às adversidades.

Aliás, como diz a sinopse para o desfile, ao lembrar a infância as pessoas invocam sentimentos como saudade, felicidade, nostalgia e até tristeza.

Acrescentou que são essas memórias, marcadas no consciente, que fazem as pessoas ser quem são. Por isso, sendo parte de um colectivo da história de um povo, essas memórias devem ser resguardadas.

Para o desfile, que deverá acontecer na terça-feira, 17 de Fevereiro, o Flores do Mindelo pretende levar para as ruas entre 800 e mil foliões, três carros alegóricos e um tripé, dois reis, duas rainhas e dois casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Para materializar este projecto, o grupo concebeu um orçamento que gira à volta de 10.800 contos e espera conseguir esse montante com o apoio de parceiros particulares, com a ajuda da Câmara Municipal de São Vicente e com o apoio financeiro do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar