São Vicente: FAO aposta na indústria através da pele de peixe para criar mais oportunidades de mercado (c/áudio)

Inicio | Cooperação
São Vicente: FAO aposta na indústria através da pele de peixe para criar mais oportunidades de mercado (c/áudio)
07/11/24 - 04:31 pm

Mindelo, 07 Nov (Inforpress) – A representante da FAO em Cabo Verde avançou hoje, no Mindelo, que a organização das Nações Unidas está a apostar na indústria através da pele de peixe para criar oportunidades de mercado e a economia circular.

Ana Touza fez o anúncio à imprensa ao participar do `Blue Talks´ da 7ª edição da Cabo Verde Ocean Week (CVOW), no Mindelo, no qual a FAO apresentou o tema “Bioeconomia Azul: Solução para a poluição dos oceanos”.

Segundo a responsável da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas, em Cabo Verde, entre os vários projectos desenvolvidos no País, encontra-se mais este programa de bioeconomia, que, sublinhou, é uma “contribuição inovadora” para se pensar a intervenção na economia sul, relacionado com a cadeia de valor dos peixes.

 “É um programa que começamos há pouco tempo, também com recursos da FAO, que é a utilização da pele do peixe para fazer moda, fazer artigos como carteiras, casacos”, elucidou.

Desta forma, conforme a mesma fonte, utiliza-se um recurso que, neste momento, está a ser deitado no lixo, para uma economia de aproveitamento, uma economia circular “muito mais fortalecida”.

“Sobretudo, criar uma oportunidade de um mercado. Já há outras experiências na África e que estão muito bem-sucedidas, então, é uma oportunidade aqui em Cabo Verde que esperamos que tenha um bom sucesso”, reiterou Ana Touza.

Questionada sobre a preponderância da CVOW na preservação dos ecossistemas e da economia azul, a responsável da FAO considerou ser um “excelente fórum”, que não debate somente teorias, mas “experiências concretas” para o enriquecimento das perspectivas e abordagens.

Mais ainda, ajuntou, o evento apresenta-se como um espaço para o fomento de parcerias.

O tema “Bioeconomia Azul: Solução para a poluição dos oceanos” foi apresentado pelos especialistas da FAO Lindis Norlund e Marilique Nijmeijer.

Além deste foram ainda debatidos no dia de hoje outras temáticas como “Inovação e gestão dos recursos marinhos e costeiros” “Impacto das actividades humanas nos oceanos e estratégias de mitigação”, “Literacia dos oceanos” e várias outras.

O programa da CVOW alonga até este sábado, 09, e contempla vários pontos, entre estes a Feira das Actividades Ligadas ao Mar (Expomar), que arranca hoje, no Mindelo.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar