São Vicente: Exposição “Catarse” homenageia Alex da Silva e marca reabertura da Zero Point Art Gallery

Inicio | Cultura
São Vicente: Exposição “Catarse” homenageia Alex da Silva e marca reabertura da Zero Point Art Gallery
29/07/25 - 03:34 pm

Mindelo, 29 Jul (Inforpress) – A inauguração da exposição “Catarse” agendada para quinta-feira, 31, no Mindelo, homenageia o falecido artista plástico Alex da Silva, também conhecido por Xand, e marca reabertura do espaço Zero Point Art Gallery criado por ele.

A mostra tem a curadoria do Bli Coletivo e celebra, segundo os promotores, o legado artístico e social de Alex da Silva, fundador da galeria, cuja obra e pensamento continuam “a ressoar fortemente na cena cultural contemporânea de Cabo Verde”.

“Catarse” 2025 é uma revisitação crítica à exposição “Morabeza is a Joke” (2017) e propõe, conforme Bli Coletivo, um debate sobre a ideia de “morabeza”, questionando as camadas simbólicas e contraditórias da hospitalidade cabo-verdiana.

Por outro lado, de acordo com a mesma fonte, marca o início da programação `Morabeza is a Joke´, temporada Julho 2025 - Janeiro 2026, da Zero Point Art Gallery, que incluirá, ao longo dos próximos meses, rodas de conversa, concertos e sessões de cinema, entre outras actividades.

A iniciativa é promovida pela família de Alex da Silva em parceria com o Bli Coletivo, reafirmando o papel da galeria como espaço de criação, reflexão e encontro no coração de São Vicente.

Xand faleceu a 31 de Dezembro de 2019 após sentir-se mal num jogo de basquetebol com alguns amigos.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar