São Vicente: Electra apresenta resultados líquidos positivos de 341 mil contos e sai da falência técnica

Inicio | Economia
São Vicente: Electra apresenta resultados líquidos positivos de 341 mil contos e sai da falência técnica
24/07/25 - 06:40 pm

Mindelo, 24 Jul (Inforpress) – A Empresa de Electricidade e Água (Electra) apresentou resultados líquidos positivos de 341 mil contos e redução de perdas eléctricas, indica o relatório de contas do ano referente a 2024 aprovado, na última quinta-feira, em assembleia geral.

De acordo com uma nota da empresa, este resultado financeiro é justificado por uma conjugação de factores dos quais a recuperação dos défices tarifários acumulados do sector eléctrico, com a incorporação, nas tarifas de electricidade de 2023 e 2024, de mecanismos de compensação.

E ainda a recapitalização da empresa, com a conversão dos empréstimos de retrocessão do Estado em prestações acessórias, no âmbito da reestruturação do sector.

A mesma fonte acrescentou igualmente que a estes factores junta-se ainda a melhoria do desempenho operacional, os ganhos contabilísticos decorrentes da transferência de activos para as novas operadoras tais como a Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC), Empresa de Produção de Electricidade de Cabo Verde (EPEC) e Operador Nacional do Sistema Eléctrico de Cabo Verde (ONSEC).

Conforme a Electra, no plano técnico-operacional, houve redução das perdas globais de electricidade, que passaram de 24,0 por cento (%) em 2023 para 21,3% no primeiro semestre de 2024, representando uma melhoria de 2,7 pontos percentuais.

“Este progresso resulta da implementação de medidas reforçadas de controlo e combate às perdas não técnicas, nomeadamente instalação de contadores inteligentes e pré-pagos, reforço das acções de fiscalização e da monitorização através do Centro de Controlo de Medições (CCM) e melhoria da qualidade da facturação e da base de dados de clientes”, indicou a mesma fonte.

Acrescentou que ilha do Sal apresentou a menor taxa de perdas do sistema (7,3%), enquanto a ilha de Santiago continua a ser o principal desafio, com perdas na ordem dos 31,1%.

De acordo com a nota da Electra, um dos ganhos destacados na assembleia geral foi a saída da empresa da situação de falência técnica, no quadro da reestruturação, passando de um capital próprio negativo de 7,37 milhões de contos em 2023 para um capital próprio positivo de 3,86 milhões de contos em 2024.

“Esta melhoria, sintetizou o mesmo documento, resulta directamente da conversão dos empréstimos de retrocessão do Estado em prestações acessórias”, referiu o documento.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar