São Vicente: Conselho Deliberativo anuncia cessação de funções de Marco Bento na presidência da LIGOC-SV

Inicio | Cultura
São Vicente: Conselho Deliberativo anuncia cessação de funções de Marco Bento na presidência da LIGOC-SV
04/02/26 - 01:25 pm

Mindelo, 04 Fev (Inforpress) – O Conselho Deliberativo da LIGOC-SV informou hoje, em nota, que decidiu cessar as funções de Marco Bento como presidente da Direcção Executiva da liga, por “violação dos deveres de lealdade” e “gestão prejudicial aos interesses colectivos”.

Esta informação consta de uma deliberação enviada à Inforpress, referente à última reunião do Conselho Deliberativo da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV), e assinada pelos presidentes dos grupos carnavalescos Monte Sossego, Estrela do Mar, Vindos do Oriente e Escola de Samba Tropical.

“Fica desautorizado a exercer quaisquer poderes representativos previstos nos Estatutos, nomeadamente proferir declarações públicas e proceder à movimentação das contas bancárias, em nome da LIGOC-SV”, lê-se no documento.

De acordo com o mesmo documento, o Conselho Deliberativo aprovou, igualmente, a interdição da utilização de propriedade técnica, designadamente regulamentos do Carnaval, manual de jurados ou marcas da LIGOC-SV, por terceiros, a título definitivo, sob pena de procedimento judicial.

Justificam que a deliberação teve como fundamento a “perda de confiança”, decorrente da aparição do presidente da Direcção Executiva da LIGOC-SV em “actos públicos, sem salvaguardar a autonomia da instituição, prevista de forma clara nos seus estatutos, e o dever de lealdade inerente ao cargo que desempenhava”.

Assim sendo, o Conselho Deliberativo decidiu pela paralisação imediata de toda a Direcção Executiva encabeçada pelo presidente “prevaricador”, considerando que “a sua continuidade fere a confiança necessária entre os grupos associados”.

Decidiu ainda a “revogação imediata” de todos os poderes estatutários, representativos e financeiros do presidente, o cancelamento de quaisquer assinaturas ou autorizações bancárias emitidas pelo mesmo, em nome da LIGOC-SV, e a proibição do uso de qualquer material técnico, regulamentos ou marcas da liga por terceiros, sem a anuência do Conselho, sob pena de procedimento judicial imediato.

O Conselho Deliberativo da liga decidiu também pela criação de uma comissão provisória para assumir a gestão administrativa e financeira, com o objectivo de auditar as contas e reorganizar a interlocução com a Câmara Municipal de São Vicente e outros parceiros.

Foi igualmente decidido o cancelamento dos desfiles oficiais, como “medida de responsabilidade institucional, diante da desorganização causada pela presidência destituída, para focar na sua reestruturação”.

De acordo com o Conselho, a deliberação reafirma que a LIGOC-SV pertence aos seus associados.

“Ao afastar uma gestão que se mostrou incapaz de defender a autonomia da instituição, este Conselho exerce o seu direito de resistência contra o arbítrio e a má gestão”, arrematou.

CD/AA
Inforpress/Fim

Partilhar