São Vicente/Chuvas: Desalojados vão assinar contratos de arrendamento por tempo indeterminado – Gabinete de Crise

Inicio | Sociedade
São Vicente/Chuvas: Desalojados vão assinar contratos de arrendamento por tempo indeterminado – Gabinete de Crise
26/08/25 - 11:51 am

Mindelo, 26 Ago (Inforpress) – As pessoas desalojadas pelas chuvas e também nos centros de acolhimento, em São Vicente, vão começar a assinar contratos de arrendamento por tempo indeterminado, com um ano de isenção de pagamento, anunciou hoje a porta-voz do Gabinete de Crise.

Em conferência de imprensa diária de actualização das informações, Vitória Veríssimo explicou que este trabalho está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de São Vicente e pela Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH). 

Neste contrato de arrendamento, segundo a mesma fonte, a isenção do pagamento de renda durante o primeiro ano servirá como um apoio directo aos prejuízos causados pelas chuvas.

A medida abrange tanto os desalojados que se encontram nos centros de acolhimento como aqueles que foram para casas de familiares ou conhecidos.

Entre outras informações, Vitória Veríssimo assegurou ainda que o Instituto do Mar (IMar) já concluiu o levantamento dos prejuízos sofridos por pescadores e peixeiras, que perderam principalmente motores de popa e equipamentos de refrigeração.

Quanto à distribuição de água, a porta-voz do gabinete informou que a produção e distribuição pela Electra continua, mas que a água poderá não estar a chegar a todas as localidades devido ao vazamento em condutas destruídas pelas enxurradas.

Contudo, conforme a mesma fonte, a situação vai ser hoje avaliada por uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos da Electra, da Protecção Civil e da Câmara Municipal de São Vicente.

“Então esse trabalho vai ser feito agora de manhã, com essa equipa multidisciplinar, exactamente por isso, porque como o esgoto já parou em algumas zonas, então permite essa avaliação e essa troca de condutas”, elucidou.

Paralelamente, as sentinas das diferentes zonas continuam a ser abastecidas para garantir que as pessoas ainda sem água nas casas possam encher os seus reservatórios.

Entre conselhos ligados à saúde, a responsável da Protecção Civil pediu à população para usar máscaras de modo a evitar inalar a poeira levantada pelo vento, que se sente em São Vicente, prevenindo doenças respiratórias.

Interpelada quanto a queixas de moradores que dizem não saber como ter ajuda das autoridades, especialmente do Gabinete de Crise, Vitória Veríssimo esclareceu que a sua função “é repor a normalidade a nível da cidade, mas cada instituição continua com as suas atribuições”.

LN/CP

Inforpress/Fim

Partilhar