Mindelo, 11 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Vicente anunciou hoje o cancelamento da 41.ª edição do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas por causa do Estado de Calamidade e das mortes provocadas pela queda das chuvas.
Em comunicado divulgado na página do festival da Baía das Gatas, a câmara municipal vincou que “o festival da Baía das Gatas é, desde a sua origem, um evento feito pelo povo e para o povo”.
Pelo que, sintetizou, “a decisão de cancelar o evento foi tomada de forma unânime e imediata priorizando aquilo que sempre esteve no centro do festival: a vida, a segurança e a união da comunidade”.
“Num momento em que a nossa comunidade enfrenta dor e desafios sem precedentes, não se coloca sequer a hipótese de celebrar”, escreveu a autarquia em comunicado.
O Governo decretou hoje Estado de Calamidade em São Vicente e Santo Antão, na sequência das chuvas intensas que se abateram sobre essas ilhas na madrugada desta segunda-feira, que provocaram mortes, desaparecimentos e infra-estruturas afectadas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), a instabilidade atmosférica foi provocada por um sistema de baixa pressão de 1006 hPa, que passou sobre São Nicolau, São Vicente e Santo Antão, deslocando-se agora para Oeste e afastando-se, gradualmente, mas ainda afecta o arquipélago.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar