São Vicente: Bombeiros Municipais ameaçam com greve ainda neste mês de Dezembro - Siacsa

Inicio | Sociedade
São Vicente: Bombeiros Municipais ameaçam com greve ainda neste mês de Dezembro - Siacsa
05/12/25 - 05:48 pm

Mindelo, 05 Dez (Inforpress) – Os Bombeiros Municipais de São Vicente devem partir para uma greve ainda neste mês de Dezembro devido a pendentes e vários incumprimentos da parte da câmara municipal, anunciou hoje o coordenador do Siacsa.

O responsável em São Vicente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Afins (Siacsa), Heidy Ganeto, aventou essa possibilidade em conferência de imprensa para denunciar problemas por que passa a corporação de bombeiros.

O sindicalista reiterou a necessidade de cumprimento do acordo assinado com a câmara desde Agosto de 2024, num documento que tinha dez pendências e a edilidade cumpriu apenas a actualização da tabela salarial.

Juntam-se agora, segundo a mesma fonte, constrangimentos como ambulâncias com diversas avarias e faltas de equipamentos, inclusive de desencarceramento de sinistrados.

“A situação é grave, preocupante e por isso chamamos a atenção da sociedade, porque os bombeiros não estão a conseguir cumprir o seu trabalho com qualidade devido a todas essas situações elencadas”, lançou Heidy Ganeto.

Avançou ainda que estão há três meses à espera de resposta da Câmara Municipal de São Vicente, que tem se remetido ao silêncio, apesar de várias insistências.

Daí, a pretensão de partir para greve ainda neste mês, caso não tiverem reação da edilidade até dia 15.

Heidy Ganeto lembrou que já tinham programado uma greve em Agosto último, mas que decidiram suspender devido aos acontecimentos ligados à tempestade, mas, criticou, o presidente da câmara e o vereador do Pelouro “não estão nem aí para o povo de São Vicente”.

Por outro lado, asseverou, continuam com situações de “assédio moral” por parte do comandante da corporação, que “deveria ser demitido”.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar