
Mindelo, 01 Dez (Inforpress) – A Associação Novos Amigos do Mindelo e Associação para o Desenvolvimento Agrícola de Ribeira de Vinha – Tchon d´Holanda arrancam na quinta-feira, 04, com o projecto “Saúde e higiene no campo” para incentivar boas práticas na agricultura.
Conforme informações avançadas à Inforpress pelo coordenador do projecto, José Lopes, a ideia é desenvolver um conjunto de acções que permitam aos agricultores e criadores de gado do perímetro agrícola de Ribeira de Vinha terem maior controlo sobre a própria saúde e qualidade de vida.
Algo que, segundo José Lopes, pode ser possível através de práticas e hábitos saudáveis.
Isto porque, conforme a mesma fonte, a utilização de águas residuais na agricultura pode representar “um grande problema de saúde pública” em São Vicente devido à estreita relação dos agricultores, criadores e familiares, com fluentes, pesticidas tóxicas, “sem nenhum tipo de protecção e orientação sobre as medidas de segurança e higiene no trabalho”.
Sendo assim, frisou José Lopes, os agricultores e criadores do perímetro agrícola encontram-se expostos a doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e pessoas.
Daí, sublinhou, a pertinência do “Saúde e higiene no campo”, que vai ser apresentado na quinta-feira, 04, na sede da Associação Novos Amigos, em São Vicente.
O projecto, avançou o coordenador, conta com o financiamento de uma iniciativa empresarial, já que foi o vencedor da IV edição do Garantia Comunidade, cujo prémio vai ser entregue no mesmo dia da apresentação.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar