
Mindelo, 30 Nov (Inforpress) – A Associação de Peixeiras do Mindelo apresenta hoje três peças teatrais que versam sobre a violência contra mulheres e meninas, na zona do Madeiral, com o objectivo de ajudar as mulheres a identificar diversos tipos de violência.
Em declarações à Inforpress, a presidente da APM, Eloísa Mota, explicou que esta actividade se enquadra na campanha que a associação tem em curso sobre violência contra mulheres e meninas, para sensibilizar e prevenir as pessoas sobre esta problemática.
“As peças serão apresentadas pelas próprias mulheres, que vão simular diferentes situações da vida quotidiana em que as mulheres sofrem violência patrimonial, violência física e psicológica”, explicou a mesma fonte.
Conforme Eloísa Mota, a ideia é, após a apresentação, convidar as mulheres da plateia a falar, para saber se conseguiram interpretar a mensagem e identificar os tipos de violência referidos nas peças, e esclarecer sobre as mesmas.
No mês de Maio, a APM lançou uma campanha de sensibilização contra a Violência Baseada no Género (VBG) denominada “Kordá Kab Verd – violénsia maxista ta matá” (Acorda Cabo Verde, violência machista mata, em português), direccionada à sociedade civil, mas com foco nas comunidades pesqueiras do Mindelo, Calhau e São Pedro.
A referida campanha contou com financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar