Mindelo, 22 Fev (Inforpress) - A Associação Cabo Verde Stiftung für Bildung, que há mais 35 anos apoia projectos sociais e de educação em Cabo Verde, vai mobilizar fundos na Suíça para continuar a financiar projectos no país, mas redefinindo as prioridades.
Esta informação foi avançada à Inforpress pela representante da associação Malika Véron, acompanhada de Markus Berger, durante visita à Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em São Vicente, organização que desenvolve projectos financiados pela Stiftung für Bildung.
Segundo Malika Véron, é uma missão financiar projectos de educação, de apoio à infância e formação de jovens e adultos nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago porque a associação entende que a educação é a “arma mais poderosa” para a luta contra a pobreza.
No entanto, actualmente houve uma redução dos fundos pelo que deverão buscar mais apoios na Suíça para continuar a financiar esses projectos.
“Esse é um pouco a mensagem que nós tentamos transmitir aos parceiros. Temos menos fundos, mas vamos continuar a mobilizar porque, para nós, é importante ter esse apoio a longo prazo para que esses projectos tenham um verdadeiro impacto nas pessoas”, explicou Malika Véron.
Segundo a mesma fonte, é necessário redefinir as prioridades, pelo que a Stiftung für Bildung deve discutir com os seus parceiros em Cabo Verde quais os projectos que têm para o futuro, quais necessitam de financiamento, onde é que a associação suíça poderá apoiar e que outros parceiros poderão mobilizar na região.
É neste sentido que, explicou, vão percorrer as ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago para ver o desenvolvimento dos projectos financiados pela associação Cabo Verde Stiftung für Bildung e quais são os impactos dos mesmos localmente.
“Vamos viajar para essas ilhas para ver os projectos que nós apoiamos, vamos ver se tudo está bem, se a colaboração entre os parceiros é boa e se os projectos estão a desenvolver como nós gostaríamos. Também queremos saber se há necessidades específicas e quais são suas expectativas”, clarificou.
Conforme Malika Véron, em Santo Antão a associação suíça apoia creches e escolas nas zonas de Ponta do Sol, Corda e Lagoa e ainda financiou a reabilitação de um centro em Fontaínhas.
Em São Vicente, esclareceu, apoiam especificamente cursos profissionais na OMCV para permitir que os jovens possam se inserir no mercado de trabalho, através de empreendedorismo ou em outras empresas.
Além disso, financia projetos de apoio à formação e educação de crianças de zonas desfavorecidas e provenientes de famílias pobres, financiamento de recuperação de creches, apoio ao transporte escolar, apoio a jovens mulheres com formação na área da costura e pastelaria, entre outros.
Na ilha de Santiago, além de apoiar um centro de formação para jovens adultos, na cidade da Praia, a associação Cabo Verde Stiftung für Bildung também financia projectos de apoio para a infância e de formação profissional, em parceria com a OMCV.
Também financia um projecto de formação desportiva, cultural e de educação permitindo que os jovens desenvolvam competências de forma a integrarem-se melhor no sistema escolar e no mercado de trabalho.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar