Mindelo, 09 Mai (Inforpress) - O presidente da Associação Amigos do Mato Inglês disse hoje à Inforpress que já estão a preparar a logística para receber fiéis e visitantes para as festas de Nossa Senhora de Fátima, que acontecem no domingo, naquela localidade.
Segundo Jorge Andrade, este trabalho está a ser feito em colaboração com a igreja e a Câmara Municipal de São Vicente de forma que o espaço esteja bem organizado, com barracas em zonas adequadas, para deixar a estrada livre para que a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Fátima chegue à localidade às 09:30.
“Todos os anos costumamos receber mais de três mil pessoas. Então, a procissão com a imagem da santa está prevista para sair da da igreja matriz às 07:30 com a previsão da chegada em Mato Inglês às 09:30. Mas antes das 06:00 já terá muitas viaturas a vir para cá, por isso queremos que as barracas estejam bem organizadas e os carros estacionados corretamente para deixar a entrada livre para a procissão passar”, explicou a mesma fonte.
Conforme o responsável, a partir do momento em que a procissão passar haverá tamboreiros para acompanhar o cortejo, mas o momento será suspenso para dar lugar à missa solene em honra à Nossa Senhora de Fátima, que será celebrada na capela da localidade.
“Depois da missa, os tamboreiros poderão voltar a tocar, as pessoas vão confraternizar-se, haverá barracas onde alguns fiéis vão distribuir comidas gratuitas para as pessoas como pagamento de promessas e teremos música até por volta da 19:00”, ajuntou.
Segundo Jorge Andrade, o desejo da associação é trabalhar para materializar alguns projectos que podem contribuir para a evolução das festas de Nossa Senhora em Mato Inglês.
Um deles, explicou, é erguer uma estátua da santa, algo que tem sido difícil devido aos custos que acarreta.
“A questão financeira tem nos atrapalhado um bocado, mas já temos alguns materiais. Falta-nos duas varas de ferro para podermos fixar a estátua porque o local é extremamente ventoso e temos que ter cuidado para que o vento não a derrube”, adiantou Jorge Andrade.
Para tocar estes projectos em diante, a Associação Amigos do Mato Inglês espera contar com o apoio dos são-vicentinos, dos amigos de Mato Inglês e dos mais de 300 sócios da organização.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar