São Vicente: Assembleia Municipal e Autarcas do Futuro juntam-se para esclarecer dúvidas de estudantes do 12.º ano

Inicio | Sociedade
São Vicente: Assembleia Municipal e Autarcas do Futuro juntam-se para esclarecer dúvidas de estudantes do 12.º ano
17/01/26 - 01:27 pm

Mindelo, 17 Jan (Inforpress) – A presidente da Assembleia Municipal de São Vicente e jovens do projecto Autarcas do Futuro realizaram hoje, no Mindelo, um encontro com estudantes do 12.º ano para esclarecer sobre acesso ao ensino superior e profissional.

O evento, realizado no anfiteatro da Escola Técnica do Mindelo, teve como objectivo, segundo a presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Helena Fortes, passar o máximo de informações possíveis aos jovens.

“Porque temos notado que a juventude da zona norte do país tem falta de informação, devido ao facto de a maioria das instituições estarem concentradas na cidade da Praia”, justificou.

Daí, o propósito do encontro entre os estudantes de todos os liceus da ilha e dirigentes de instituições da capital, e mesmo de São Vicente, para passarem dados sobre cursos superiores, mas também profissionalizantes.

Helena Fortes garantiu que a melhor maneira de chegar à camada jovem foi através do projecto Autarcas do Futuro, uma iniciativa da Comissão Nacional de Eleições (CNE) que convidou jovens estudantes de todo o país a vivenciar, na prática, o processo eleitoral, participando enquanto eleitores e candidatos.

No caso de São Vicente, proporcionou a criação do partido “Jovens Revolucionários de São Vicente” que inclui estudantes de três escolas secundárias da ilha, Escola Salesiana, Escola Técnica do Mindelo e do Liceu José Augusto Pinto.

Como representante do grupo, Joel Monteiro destacou a importância da reunião, uma vez que, asseverou, a falta de informação é “muito grande”, o que faz com que muitos alunos se percam perante as possibilidades e as viabilidades existentes tanto no país, como fora.

“Os alunos estão no 12.º ano, mês de Janeiro já, e daqui a oito meses vão começar as universidades, mas ainda não sabem sequer o curso que querem seguir e não sabem as facilidades e as viabilidades e ficam no ar”, sustentou Joel Monteiro, que apontou essa como uma das razões para os alunos perderem oportunidades de vagas e bolsas de estudo.

Por isso, conforme a mesma fonte, é preciso trazer à tona a realidade e minimizar a falta de informação, tida como o maior problema.

Contudo, garantiu Joel Monteiro, os Jovens Revolucionários de São Vicente não vão ficar por aqui por serem agora os representantes da classe na Câmara Municipal de São Vicente, para levar preocupações e inquietações aos decisores.

“Para que se mudem coisas que se calhar não estão tão bem, ou ajudar nas decisões do Governo e de outras autoridades”, explicitou, com a ideia de “trazer sangue novo para a política”.

Mas por agora, no contexto escolar-académico, pretendem actuar para mudar algumas condições impostas aos estudantes no país, como a carga horária ou o peso da nota colocado, por exemplo, numa única prova nacional.

Os jovens Autarcas do Futuro devem também participar na próxima sessão da Assembleia Municipal de São Vicente, a convite da própria presidente, Helena Fortes.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar