São Salvador do Mundo: Câmara procura parcerias para reforçar Protecção Civil e Bombeiros Municipais

Inicio | Sociedade
São Salvador do Mundo: Câmara procura parcerias para reforçar Protecção Civil e Bombeiros Municipais
02/08/25 - 02:04 pm

Achada Igreja, 02 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo comprometeu-se hoje a fortalecer o Corpo de Proteção Civil e Bombeiros Municipais, mediante parcerias com entidades nacionais e internacionais, visando aprimorar os recursos humanos e materiais disponíveis.

Ângelo Vaz falava à imprensa no acto de encerramento de uma acção de formação ministrada a cerca de 20 jovens do Corpo de Proteção Civil e Bombeiros Municipais no município, que teve a duração de um mês.

Destacou que o objectivo é transformar o serviço numa estrutura efectiva durante 24 horas, capaz de responder de forma mais eficiente às emergências que ocorrem na região, considerada “uma das mais centrais de Santiago”, por onde passam milhares de pessoas diariamente.

“Nós queremos oferecer à nossa comunidade um serviço de proteção civil cada vez melhor preparado, com condições adequadas de recursos humanos e capacitação contínua. Este ano, que marca os 20 anos do município e os 50 anos da independência de Cabo Verde, decidimos presentear os munícipes com uma estrutura mais forte e eficiente”, afirmou o autarca.

Este ressaltou que a localização estratégica de São Salvador do Mundo exige “uma resposta rápida e qualificada” em casos de acidentes ou catástrofes, e reforçou o compromisso de investir em mais recursos humanos e equipamentos, com parcerias entre a câmara e instituições nacionais e internacionais

“Já realizamos investimentos, mas sabemos que ainda há muito por fazer. Com o apoio dos nossos parceiros, vamos continuar a aprimorar o serviço de proteção civil do município, garantindo maior segurança para todos”, disse Ângelo Vaz.

O comandante da corporação local, Edson Furtado, destacou a importância da formação recebida pelos jovens, que agora estão aptos a actuar com maior qualidade e segurança, minimizando riscos de agravamento das vítimas durante o socorro.

“Ter uma equipa preparada é fundamental, pois catástrofes e acidentes não avisam, e muitas vezes pessoas sem formação realizam levantamentos de vítimas, o que pode agravar a situação”, comentou Furtado.

Por seu turno, o presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, Domingos Tavares, elogiou a iniciativa da autarquia e colocou-se à disposição para apoiar futuras acções de formação e fortalecimento do sector em todos os municípios.

“Sempre apoiamos as autarquias que desejam aprimorar as suas corporações de bombeiros e proteção civil, e estamos abertos a colaborar onde for necessário”, afirmou Tavares.

A iniciativa reforça o compromisso de São Salvador do Mundo em proporcionar uma resposta cada vez mais eficaz às necessidades da sua população, consolidando-se como uma referência no fortalecimento da proteção civil e bombeiros na região.

MC/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar