Ribeira Brava, 17 Out (Inforpress) – As delegacias de Saúde da Ribeira Brava e do Tarrafal de São Nicolau receberam hoje donativo de materiais hospitalares do Projeto Health CV, iniciativa que dá continuidade à missão médica realizada no ano passado na ilha.
Em declarações à imprensa, o delegado de Saúde da Ribeira Brava, Élvio Pereira, avançou que o donativo inclui “uma grande quantidade” de equipamentos e consumíveis médicos, como batas, luvas, máscaras, camas hospitalares, cadeiras de rodas, muletas, termómetros e estetoscópios.
Segundo o mesmo, já faz alguns meses que os materiais chegaram à ilha, mas o processo de levantamento sofreu atrasos devido a questões administrativas e custos alfandegários, contratempo que foi ultrapassado com o apoio do Ministério da Saúde, através do pagamento de cerca de 200 mil escudos para libertar os equipamentos.
“É um contentor de 20 pés cheio de materiais. Ainda estamos na fase de organização e de materiais, que vão beneficiar as estruturas de saúde da ilha, mas alguns materiais, como fraldas e consumíveis de uso geral, possam ser distribuídos a instituições que desenvolvem trabalho social”, acrescentou.
Élvio Pereira também abordou a situação da substituição de uma médica transferida em Setembro, e afirmou que era para ter vindo um novo médico que “infelizmente não compareceu”, situação que foi reportado às instituições centrais que já estão em processo de contratação de um novo médico.
“O Ministério da Saúde já contactou um novo médico para ser colocado na Ribeira Brava. O processo de assinatura de contrato está em curso e esperamos que a substituição aconteça o mais breve possível”, afirmou.
Actualmente, o serviço conta apenas com dois médicos, o que tem aumentado o tempo de espera para consultas, situação que segundo Elvio Pereira tem feito com que os médicos “desdobram-se para atender toda a demanda”, pelo que apelou à compreensão da população.
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar