São Nicolau: Presidente da República preocupado com “desertificação” da ilha devido à saída de jovens

Inicio | Política
São Nicolau: Presidente da República preocupado com “desertificação” da ilha devido à saída de jovens
31/03/25 - 11:30 pm

Ribeira Brava, 31 Mar (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, mostrou-se hoje preocupado com a “desertificação” da ilha de São Nicolau, devido à saída de jovens, e sublinhou a necessidade urgente de revitalização económica, social e cultural da ilha.

Em declarações à imprensa, após um encontro com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, José Maria Neves, afirmou que “São Nicolau precisa de uma nova vida” e destacou que é preciso encontrar soluções para conter a saída massiva de jovens da ilha.

“A ilha está a desertificar-se. Muita gente, sobretudo jovens, estão a sair da ilha e é importante encontrar soluções para que as pessoas não abandonem a ilha, não haja essa sangria e permita que a economia, a vida social e cultural da ilha funcione bem.

Neste sentido, o Chefe de Estado destacou que a “grande questão tem a ver com os transportes”, apesar de reconhecer que “houve melhorias nos últimos meses”, mas sublinhou a necessidade de continuar esse esforço para que a ilha tenha conectividade aérea e marítima.

“Para que com mais transportes, mais mobilidade, mais chegada à ilha de São Nicolau, possa haver mais oportunidades de investimentos, mais empresas e mais oportunidades para as pessoas e, dessa forma, mais vida aqui na ilha de São Nicolau”, acrescentou.

José Maria Neves visitou hoje as confissões religiosas no município da Ribeira Brava.

O Presidente da República iniciou hoje a sua “Presidência na Ilha", em São Nicolau, iniciativa que tem o propósito de reforçar o compromisso do Chefe de Estado em manter uma relação de proximidade com as populações, ouvir as suas necessidades, inteirar-se das dinâmicas dos diversos sectores de actividade e trabalhar em conjunto para a melhoria gradual da qualidade de vida de todos os cabo-verdianos.

Durante a iniciativa que se prolonga até sábado, 05, o Chefe de Estado cumprirá uma intensa agenda nos dois municípios da ilha.

WM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar