Ribeira Brava, 05 Abr (Inforpress) – Escassez de infra-estruturas, equipamentos, e dificuldades de financiamento à iniciação desportiva foram algumas das preocupações manifestadas hoje pelos agentes desportivos da ilha de São Nicolau numa reunião com o Presidente da República, José Maria Neves.
A reunião tinha como objectivo ouvir as preocupações dos agentes desportivos da ilha e perspectivas sobre o desenvolvimento do desporto local, nesta .
No final do encontro, em declarações à imprensa, o Presidente da República afirmou que foram levantadas questões relacionadas à escassez de infra-estruturas e equipamentos desportivos, bem como nas dificuldades de financiamento e de apoio à iniciação desportiva.
O Chefe de Estado também afirmou que foi abordado sobre a instabilidade nos clubes devido à emigração de jovens atletas para o estrangeiro e deslocações para outras ilhas do país.
Apesar dos desafios, José Maria Neves fez questão de valorizar o desempenho desportivo da ilha, destacando a existência de dez equipas federadas de futebol, o segundo lugar alcançado pela equipa de futsal nos jogos escolares e a dedicação de atletas, técnicos e dirigentes desportivos da ilha.
“É preciso aqui uma grande cooperação entre o governo, as autarquias locais, as federações e as associações para que possa haver um esforço maior na infraestruturação desportiva, na construção de equipamentos sociais para o desenvolvimento do desporto, mas também na análise de um conjunto de questões interessantes, ouvindo os desportistas, no sentido da criação de novos mecanismos para o financiamento do desporto”, destacou.
Neste sentido, o Presidente sublinhou a necessidade de uma “discriminação positiva” para as ilhas mais distantes e com maiores dificuldades, como São Nicolau, Brava e Maio, no sentido de colmatar as assimetrias existentes no acesso ao apoio e investimento desportivo.
O Presidente da República termina hoje a sua “Presidência na Ilha", em São Nicolau, iniciada no dia 31 de Março, tendo cumprido uma intensa agenda nos dois municípios da ilha.
WM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar