Ribeira Brava, 04 Abr (Inforpress) – O Presidente da República anunciou na quinta-feira, 03, que vai condecorar António Augusto Spencer, conhecido como Antoninho, antigo capitão do navio Mar Liso, no âmbito das celebrações do 50.º aniversário da independência nacional.
José Maria Neves falava à imprensa, no final de uma visita ao complexo de pesca do Tarrafal, em São Nicolau, e de se ter reunido com os operadores do sector da pesca do concelho.
Segundo afirmou, no quadro dos 50 anos de independência nacional vai patrocinar a edição de um volume sobre toda a actividade baleeira em Cabo Verde, um livro que vai ser publicado em parceria com os investigadores nesta matéria, particularmente o historiador José Cabral.
Do mesmo modo, o chefe de Estado anunciou a condecoração de António Augusto Spencer, mais conhecido como Antoninho, antigo capitão do navio Mar Liso, como forma de “valorizar todo o trabalho” que os homens do mar têm feito na ilha de São Nicolau.
Por outro lado, do encontro que manteve com os pescadores e operadores do sector da pesca do Tarrafal, José Maria Neves disse ter constado diversas preocupações, incluindo a redução da captura, as dificuldades enfrentadas atualmente e críticas ao acordo de pescas entre Cabo Verde e a União
O Presidente da República reconheceu a pertinência das questões levantadas e defendeu a necessidade de “um maior diálogo e partilha” de informações entre o Governo e os actores do sector.
“Para que haja um entendimento, partilha de informações, partilha de dados sobre os acordos, sobre a problemática das pescas aqui em Cabo Verde”, referiu a mesma fonte, mas também continuou, sobre a gestão das infraestruturas de pescas ou as infraestruturas portuárias do país.
Isto para que as pessoas possam, com mais informações, com mais dados, prosseguiu, avaliar não só a formação das políticas públicas, mas avaliar também todo o desempenho do governo em relação ao sector das pescas.
José Maria Neves destacou ainda que o novo cais de pesca e as infraestruturas de frio em construção no complexo de pesca do Tarrafal vão contribuir para o crescimento e a competitividade do sector na ilha
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar