Cidade do Tarrafal, 11 Jul (Inforpress) - O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, presidiu hoje à conferência sobre saúde e bem-estar em São Nicolau, organizada pela Associação dos Soares de São Nicolau (ASSN).
Jorge Figueiredo, que falava na abertura da conferência, afirmou ser uma “iniciativa relevante”, que simboliza o compromisso colectivo com uma saúde mais próxima, inclusiva, justa e centrada na população.
A mesma fonte realçou as potencialidades da ilha de São Nicolau no que diz respeito à saúde e bem-estar, destacando o turismo de montanha, a gastronomia, as praias de areias negras e a talassoterapia.
“É necessário criar condições para desenvolver os transportes e consequentemente investir em formações para jovens nas áreas medicinais, fisioterapia, talassoterapia e outros serviços fundamentais”, sublinhou.
O ministro defendeu ainda que deve haver uma ligação entre o sector dos transportes, turismo e saúde, de forma a garantir o bem-estar da população.
Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação dos Soares de São Nicolau (ASSN), Baltazar Soares, realçou que a saúde e transportes têm sido o “calcanhar de Aquiles” da ilha e que há necessidade de criar condições para garantir a melhoria nestes sectores.
“A função da Associação neste contexto é criar parcerias com hospitais, clínicas privadas de forma a contribuir para a saúde e bem-estar da população da ilha”, reforçou.
A mesma fonte avançou ainda que, a Associação irá trazer no âmbito das suas actividades, um especialista para avaliar as propriedades medicinais das praias de areia negra, outrora utilizadas pela população da ilha.
A conferência sobre saúde e bem-estar é uma iniciativa da Associação dos Soares de São Nicolau e enquadra-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.
LS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar