Ribeira Brava, 11 Abr (Inforpress) – A vila da Praia Branca, município do Tarrafal, recebe no sábado, 12, a 11.ª edição do “Sodad, Festival de Morna”, com a participação de 17 artistas de vários pontos do país.
Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, São Nicolau, Neivo Araújo, avançou que o certame deste ano conta com a atuação de 17 artistas vindos dos municípios da Ribeira Grande de São Antão, São Vicente, Ribeira Brava, Sal, Praia e Santa Catarina de Santiago, para além da “prata da casa”.
De entre os artistas destaca-se o jovem artista natural da ilha de São Nicolau e da localidade de Praia Branca Fábio Ramos, que recentemente colocou no mercado o seu primeiro trabalho discográfico.
Segundo o edil, este ano devido a constrangimentos de diversa ordem não será realizada a tradicional conferência sobre a morna.
Contudo, hoje serão realizadas duas serenatas, uma na vila da Praia Branca e outra na cidade do Tarrafal, com a presença dos artistas que participam no festival.
Uma das principais novidades deste ano, segundo a mesma fonte, é a alteração do horário, com o festival a decorrer entre as 20:00 e 01:00, e a mudança do palco do festival, que este ano vai ser colocado na rua paralela à Casa da Morna.
“Queremos proporcionar um festival onde as famílias possam estar presentes, partilhar bons momentos e conviver num espírito de amizade e amizade e claro ser uma festa de celebração da nossa música e um espaço de encontro entre artistas, público, entre tradição e renovação”, destacou.
Neivo Araújo, sublinhou ainda o facto de este ano o festival contar com a presença do ministro da Cultura, Augusto Veiga, para além dos presidentes das câmaras municipais da Ribeira Grande de Santo Antão e do Sal.
O evento está orçado em dois milhões de escudos e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e de várias empresas locais.
O “Sodad Festival de Mornas” tem como objectivo valorizar este género musical e é realizado anualmente na localidade da Praia Branca, no Município do Tarrafal.
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar