São Nicolau: Director da Escola Pedro Corsino de Azevedo considera que a instituição é uma referência a nível nacional

Inicio | Sociedade
São Nicolau: Director da Escola Pedro Corsino de Azevedo considera que a instituição é uma referência a nível nacional
04/02/26 - 05:37 pm

Cidade do Tarrafal, 04 Fev (Inforpress) - O director da Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo, no Tarrafal de São Nicolau, considerou hoje que a instituição é uma referência a nível nacional, devido aos ganhos que tem verificado.

Em declarações à Inforpress no âmbito do dia do patrono e dos 15 anos da escola, o director João Rodrigues falou dos ganhos que têm verificado ao longo dos 15 anos da escola, principalmente a formação de “excelentes quadros” do país, destacando que em termos de qualidade e excelência, têm sido uma escola de referência a nível nacional.

“A escola já formou vários quadros, tendo neste momento colegas professores que regressaram e estão a dar o seu contributo nesta instituição e outros estão em outras áreas, mas mantêm contacto permanente com a escola”, afirmou.

João Rodrigues salientou ainda a introdução de refeição quente aos alunos do sétimo ao nono ano, com a abertura da cantina escolar, apesar de ainda carecerem de alguns materiais e pretendem alargar o projecto.

Fez referência ainda ao projecto de implementação de painéis solares na Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo, uma iniciativa que, segundo o director irá beneficiar esta instituição de ensino.

“O projecto de implementação de painéis solares na escola é uma parceria do Ministério da Educação e do Ministério da Indústria, Comércio e Energia patrocinado pelo LuxDev e desde o início abraçamos a ideia, sabendo dos benefícios, sendo que a nossa cidade tem potencialidades para tal”, avançou.

Relativamente aos desafios, o director João Rodrigues realçou que têm trabalhado para enfrentar os mesmos, principalmente no que diz respeito ao abandono escolar, que, conforme a mesma fonte, diminuiu no passado ano lectivo, e ainda desafios da inclusão.

Ligado à inclusão, o mesmo informou que foi criada uma sala de recursos para os alunos com necessidades educativas especiais, de forma a contribuir para o seu processo de ensino aprendizagem.

“Os desafios na educação não acabam e a nossa equipa directiva está a trabalhar com força e garra para continuarmos a dar o melhor aos nossos alunos”, realçou.

Além das actividades culturais e desportivas realizadas para a comemoração do dia do patrono, também realizaram alguns momentos de reconhecimento, principalmente ao professor e historiador José Cabral que propôs o nome da escola e também a algumas instituições parceiras da escola.

LS/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar