São Nicolau: Deputado do PAICV denuncia abandono de escolas e desinvestimento nos sectores da agricultura e pesca

Inicio | Política
São Nicolau: Deputado do PAICV denuncia abandono de escolas e desinvestimento nos sectores da agricultura e pesca
03/10/25 - 03:36 pm

Ribeira Brava, 03 Out (Inforpress) – O deputado do PAICV pelo círculo eleitoral de São Nicolau, Hipólito Barreto, denunciou hoje aquilo que considera ser um “desinvestimento generalizado” por parte do Governo nas infra-estruturas educativas, na agricultura e na pesca.

Em declarações à Inforpress, para fazer o balanço da visita de dez dias ao círculo eleitoral, o parlamentar fez duras críticas à actual governação, considerando “vergonhoso” o estado de abandono de várias escolas da ilha.

Segundo o deputado, que considera ser “uma vergonha” constatar que muitas escolas estão sendo “abandonadas”, referindo-se, de entre outros casos, à escola Lucília Freitas, onde, segundo relatos, “quando chove lá fora, dentro das salas chove mais do que no exterior”.

O deputado citou ainda a escola Narciso Ramalho, no Vale da Fajã, que sofre com a falta de espaço adequado, denunciando que a sala dos professores funciona num “quiosque improvisado”.

O parlamentar denunciou ainda a situação em que se encontra a escola Baltasar Lopes da Silva, afirmando que a construção de apenas duas salas de aulas ainda não foi concluída após dois mandatos da actual governação.

Hipólito Barreto denunciou ainda aqui que considera ser um “processo de liquidação da delegação local do Ministério da Agricultura”, sublinhando que há um desinvestimento nos diferentes sectores, tanto em termos materiais como de recursos humanos e financeiros.

Realçando que isso tem tido “consequências directas na pecuária”, com o gado a ser dizimado por falta de apoio técnico aos criadores.

No sector da pesca, outra actividade vital da economia da ilha, também foi alvo de críticas, pois, segundo o deputado, os pescadores não dispõem de infra-estruturas adequadas para a manutenção do seu material e enfrentam dificuldades de acesso ao complexo de pesca.

Hipólito Barreto considerou ainda ser inaceitável ver que os pescadores continuam a pagar a taxa de manutenção rodoviária, que está atrelada ao combustível.

O deputado nacional do PAICV concluiu o seu pronunciamento, alertando para a necessidade urgente de uma mudança de rumo político que permita um verdadeiro investimento no bem-estar da população de São Nicolau, com especial atenção à educação, agricultura, pesca e saúde.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar