São Nicolau: Cáritas da Paroquial aposta no reforço da qualidade da educação infantil na Ribeira Brava

Inicio | Sociedade
São Nicolau: Cáritas da Paroquial aposta no reforço da qualidade da educação infantil na Ribeira Brava
21/11/25 - 02:15 pm

Ribeira Brava, 21 Nov (Inforpress) – O pároco de Nossa Senhora da Lapa, Hernany Duas, afirmou hoje que a I Jornada Pedagógica da Educação Infantil é espaço de diálogo, de confrontação e de interação rumo a um processo de formação contínua de monitoras.

 

O evento, promovido pela Cáritas da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, decorre na cidade da Ribeira Brava, São Nicolau, sob o tema “Os desafios da educação infantil na contemporaneidade: sujeitos e interfaces”.

 

Em declarações à Inforpress, o sacerdote explicou que a jornada integra um projeto mais amplo da Cáritas Paroquial, direcionado à requalificação de alguns jardins de infância da ilha.

 

Segundo o pároco, além de garantir espaços físicos adequados, apetrechados e acolhedores, é essencial investir na formação das monitoras.

 

“Este é o primeiro passo. A jornada tem como objetivo oferecer formação sobre os desafios da educação infantil na contemporaneidade, mas também criar um espaço de diálogo, de interação e de networking entre todas as monitoras”, afirmou.

 

O padre destacou ainda que a iniciativa pretende motivar e apoiar todos os protagonistas da educação infantil, sobretudo num contexto marcado por novas dinâmicas familiares, mudanças no processo de socialização e o crescente número de crianças com necessidades educativas especiais.

 

Entre os principais temas abordados ao longo da jornada, estão a oralidade e escrita na primeira infância, práticas de relação e cuidado com as crianças, acolhimento de crianças com necessidades especiais, cuidados específicos com bebés e a articulação entre creches e pré-escolar.

 

O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, que presidiu a sessão de abertura, reforçou a relevância da pedagogia na formação integral da criança.

 

Segundo a mesma fonte, a sociedade atual exige uma aposta séria na educação, começando sempre pela base, pelo que destacou que a jornada permitirá às educadoras “maiores e melhores conhecimentos” para orientar o desenvolvimento das crianças.

 

“Queremos formar crianças capazes de desenvolver valores os valores da boa convivência, do respeito pelo outro e capazes de descobrir os seus dons para o futuro (…) educação não se impinge à criança. Há uma orientação dos educadores, especialmente das educadoras de infância, para que as crianças possam descobrir os seus talentos”, afirmou.

 

A I Jornada Pedagógica da Educação Infantil está enquadrado no programa de atividades da Semana da Solidariedade promovida pela Cáritas da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa.

 

WM/AA

 

Inforpress/Fim

Partilhar