São Nicolau: Bombeiros dos dois municípios da ilha recebem formação com foco na protecção do Parque Natural do Monte Gordo 

Inicio | Ambiente
São Nicolau: Bombeiros dos dois municípios da ilha recebem formação com foco na protecção do Parque Natural do Monte Gordo 
08/04/25 - 04:38 pm

Ribeira Brava, 08 Abr (Inforpress) – Os bombeiros municipais dos dois municípios da ilha de São Nicolau iniciaram hoje, na Ribeira Brava, uma formação intensiva de um mês, no âmbito do Projecto Ribeira Brava Resiliente – Parque Natural do Monte Gordo.

Em declarações à Inforpress, a comandante regional da Protecção Civil para as ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, Vitória Veríssimo, avançou que se trata de um projecto financiado pela Cooperação Luxemburguesa, para a protecção exclusiva do perímetro de Monte Gordo.

Segundo a mesma, 21 bombeiros dos municípios da Ribeira Brava e do Tarrafal participam nesta formação que vai decorrer de forma intensiva durante um mês.

A formação terá uma carga horária de 184 horas, com componente teórica e prática, divididos em oito módulos como, por exemplo, primeiros socorros, combate a incêndio, condução de veículo de emergência, resgate em montanha entre outros.

“Sabemos que o Parque Natural do Monte Gordo é um perímetro que tem de ser protegido em nível de incêndio florestal, então esta formação é direccionada para esta vertente, porque a Ribeira Brava está dentro de um projecto de resiliência dentro do programa de Acção Climática, então, por isso, junto desse acordo, nós vamos fazer de tudo para proteger aquele perímetro”, destacou.

A responsável sublinhou ainda que a formação contempla as comunidades circunvizinhas do parque, com capacitação em primeiros socorros e combate a incêndio, porque, de acordo com a mesma, “em caso de emergências essas pessoas são as primeiras a actuar”.

Vitória Veríssimo enfatizou a importância da prevenção e da constante preparação dos bombeiros, mas também de estarem datados e com os meios necessários para, em caso de incêndio, saberem como agir com segurança, primeiro para si e depois para proteger todo o perímetro florestal.

“É uma zona que já teve um incêndio e foi diagnosticado várias carências, por exemplo, o parque tem apenas uma estrada de acesso, que em casos de emergência pode ficar facilmente bloqueada. Então, a ideia desse projecto é proteger o parque no sentido de criar caminhos vicinais, desbloquear aquela área, criar um outro caminho de saída para veículos, fazer sinalização a nível da protecção civil e de todo o espaço”, realçou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, afirmou que o concelho é o terceiro município mais ameaçado em catástrofes naturais no país, daí, reconhecer a necessidade de ter uma protecção civil apetrechada com meios materiais e humanos.

O edil destacou ainda que a câmara municipal tem no seu plano de actividade para este ano a construção de um quartel de bombeiros, para dar aos bombeiros municipais melhores condições e também dar aos munícipes de Ribeira Brava conforto de que, em caso de necessidade, o município esteja dotado de recursos humanos e materiais para dar cobertura.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar