Ribeira Brava, 26 Ago (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação no município da Ribeira Brava, São Nicolau, fez hoje um balanço positivo dos resultados do ano letivo 2024/2025, destacando “um alto índice de aproveitamento” nos três ciclos de ensino.
Em declarações à Inforpress, Amilcar Barreto avançou que no primeiro ciclo foram avaliados 412 alunos com aproveitamento de 90%, e, no segundo ciclo, do 5.º ao 8.º ano, o aproveitamento de 84%.
No ensino secundário, segundo a mesma fonte, foram avaliados 338 alunos com uma avaliação de 83,7%.
Apesar dos resultados positivos no aproveitamento, o delegado apontou alguma preocupação em relação ao 12.º ano onde foi registada uma taxa de reprovação de 40%, o que considerou “um pouco elevada”.
“A alta taxa de reprovação deve-se sobretudo ao facto de muitos alunos terem disciplinas acumuladas do 9.º ano, tendo em conta a legislação de 2022, em que a partir dessa data, todos os alunos tinham que completar o 9.º ano com todas as disciplinas, daí alguns alunos foram acumulando algumas disciplinas em atraso, não foi possível a sua superação, apesar das aulas de recuperação, o que acabou por aumentar a taxa de reprovação no décimo segundo ano”, justificou.
Em relação ao abandono escolar, Amilcar Barreto descreveu a taxa como residual, situando-se em 1,3%, e que está dentro da média nacional.
A maior parte dos casos, segundo ele, ocorre entre o 7.º e o 8.º ano, justificando este abandono, em parte, pela perda de ano por faltas ou por imigrações.
Para o ano letivo 2025/2026 estão inscritos no município da Ribeira Brava, São Nicolau, um total de 1262 alunos
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar