Cidade do Tarrafal, 14 Ago (Inforpress) - Agricultores e criadores das zonas de Fragata e Ribeira Prata revelaram hoje preocupação relativamente aos prejuízos causados pelas chuvas ocorridas na madrugada do dia 11.
Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação Comunitária de Fragata, Silvino Brito, avançou que “a situação é lamentável”, sendo que vários agricultores e criadores ficaram com prejuízos.
O mesmo avançou que relativamente ao número de animais registou a perda de sete vacas, quatro cabras e três burros, e, na agricultura, houve deslizamento de terra e enxurradas que resultaram em danos nas plantações agrícolas, com destaque para inhames e bananeiras.
“Os reservatórios utilizados para a rega também sofreram danos nas vias de distribuição de água para as parcelas irrigadas, sem falar de alguns que ficaram entupidos devido às enxurradas e ainda ficamos sem água na rede domiciliária”, afirmou Silvino Brito.
Ainda nesta localidade, houve obstruções nos caminhos vicinais, bem como na estrada Ribeira Prata Fragata, o que dificulta a circulação dos moradores.
Em Ribeira Prata, também os estragos foram vários com perda de animais e danos causados nas parcelas agrícolas, conforme realçou o agricultor Orlando Ramalho.
“As nossas plantações ficaram completamente danificadas, e os materiais de rega gota a gota também já não servem para nada, esperamos que seja feita alguma intervenção urgente, sendo a agricultura a fonte de rendimento de muitas famílias”, salientou.
Além das parcelas danificadas e perda de alguns animais, os reservatórios para rega em Ribeira Prata também ficaram danificados.
LS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar