Calheta, 20 Ago (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel anunciou hoje um conjunto de obras em andamento e por iniciar que vão "impactar a comunidade micaelense e garantir cada vez mais a segurança e o bem-estar dos munícipes".
Em declarações à imprensa, Herménio Fernandes ressaltou que neste segundo semestre de 2025 diversas intervenções estão em fase de execução ou preparação, com impacto positivo no desenvolvimento económico e social do município.
Entre as obras, destacou a retomada do arrelvamento do campo de futebol de Manguinho, cujo concurso e contrato já foram assinados, e a preparação das equipas para o início das obras.
Além disso, avançou que as obras do comando de Bombeiros e da Polícia Municipal estão bastante avançadas, com previsão de conclusão para breve.
Outro destaque é a construção do estaleiro municipal, destinado a abrigar equipamentos, viaturas e materiais do município, assim como a obra de reabilitação do centro multiuso de Pilão Cão, que contará com um balcão único, espaço jovem, jardim infantil e mini-auditório, que vai contribuir para o fortalecimento dos serviços e espaços de convivência na comunidade.
Herménio Fernandes mencionou ainda a realização de concursos para a requalificação urbana e ambiental de áreas estratégicas, como a encosta de Achada Pizzarra, Manguinho e Kizomba.
Essas obras, segundo o edil, visam melhorar as acessibilidades, a circulação de pessoas, drenagem de águas pluviais e aumentar a segurança habitacional e urbana, especialmente em bairros de maior vulnerabilidade.
Na área de drenagem e infraestrutura viária, destacou que o Governo está a realizar as obras de asfaltagem da estrada que liga Calheta a Tarrafal, fase final da construção de um complexo habitacional em Achada Bolanha, com 14 apartamentos, obras de habitação social na comunidade dos Rabelados, requalificação de espaços artesanais e das casas de palhas nesta comunidade, todas financiadas pelo Governo de Cabo Verde.
O autarca reforçou o compromisso de garantir um sistema de drenagem eficiente, especialmente nas zonas baixas da cidade, para prevenir inundações e proteger a saúde pública e as residências.
Segundo Herménio Fernandes, essas acções representam um investimento de grande porte e visa oferecer maior segurança e satisfação aos moradores.
O presidente da câmara concluiu ressaltando que, diante dos fenómenos meteorológicos recentes, a prioridade tem sido fortalecer a drenagem urbana para evitar problemas de inundações e garantir a circulação segura de pessoas e veículos.
Para Herménio Fernandes, trata-se de uma fase de grandes investimentos que reflectem o compromisso da administração municipal com o bem-estar e a segurança dos habitantes de São Miguel.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar