
Calheta, 07 Fev (Inforpress) – Os deputados do grupo parlamentar do MpD, eleitos por Santiago Norte, visitaram hoje o município de São Miguel para acompanhar no terreno a implementação das políticas de apoio aos agricultores e criadores de gado, após as chuvas de Novembro.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do grupo parlamentar, Francisco Sanches, explicou que a visita teve como objetivo principal fazer o acompanhamento ‘in loco’ das ações desencadeadas após as chuvas torrenciais de Novembro último, junto dos agricultores e criadores de gado das bacias hidrográficas de Flamengos e Principal.
Segundo o deputado, desde o dia 14 de Novembro os parlamentares estão a acompanhar o desenrolar da situação, em consonância com as políticas implementadas pelo Governo para apoiar os produtores afetados, adiantando que já existem beneficiários que receberam apoios.
Francisco Sanches referiu ainda que, apesar de persistirem algumas dificuldades relacionadas com a retoma das atividades, o sentimento geral é “positivo”, assegurando que o grupo continuará a recolher preocupações para as encaminhar ao ministério da Agricultura e ao Governo, com vista a acelerar a resolução das pendências.
As chuvas torrenciais do mês de Novembro provocaram “avultados estragos” nos municípios de São Miguel, Tarrafal, Santa Cruz e Santa Catarina, o que levou o Governo a aprovar um conjunto de medidas de protecção e de respostas com a atribuição de Rendimento Solidário de Emergência, no montante de 30 mil escudos por mês, por um período de três meses.
Este rendimento, visa compensar a perda de rendimentos derivada da interrupção do exercício da actividade económica e actividade geradora de rendimento.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar