São Miguel/28 Anos: Presidente da câmara municipal aponta compromissos para acelerar desenvolvimento futuro

Inicio | Política
São Miguel/28 Anos: Presidente da câmara municipal aponta compromissos para acelerar desenvolvimento futuro
29/09/25 - 03:08 pm

Calheta, São Miguel, 29 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, assumiu hoje o compromisso de continuar a acelerar investimentos estratégicos para tornar São Miguel “ainda mais inclusivo, moderno e competitivo”.

Segundo o autarca, que falava durante a sessão solene comemorativa do 28.º aniversário daquele município, os últimos anos consolidaram São Miguel como referência em Cabo Verde no campo do saneamento, do abastecimento de água, da habitação social e das políticas de juventude, mas o maior desafio da actualidade está no plano económico.

“Já conseguimos resolver boa parte dos problemas territoriais e sociais, mas é preciso criar mais oportunidades de emprego e atrair investimento privado e da nossa diáspora”, afirmou.

Nesse sentido, Herménio Fernandes anunciou, como prioridades, a expansão do programa habitação jovem e a continuação da modernização da agricultura, apoiada por parcerias internacionais e novas tecnologias de irrigação.

“Queremos transformar o potencial agrícola das bacias de Flamengos e Principal em verdadeiros motores de rendimento e de emprego, sobretudo para jovens e mulheres”, destacou.

O autarca sublinhou que o município vai continuar a investir no desporto e na juventude, com a conclusão da reabilitação do Estádio Municipal e a construção de dois novos campos relvados.

Na ocasião, reafirmou a aposta também na cultura, com a Casa das Artes e projectos para valorização da identidade micaelense como eixos de turismo e desenvolvimento local.

Ao mesmo tempo, Fernandes reforçou o compromisso com a boa governação e a transparência, lembrando que São Miguel tem hoje “um dos sistemas mais modernos de prestação de contas do país”.

Para os próximos anos, prometeu simplificar ainda mais os serviços, reforçar a digitalização e criar condições para que “São Miguel continue a ser o melhor município para se investir em Santiago Norte”.

“Estamos apenas nos primeiros meses deste mandato, mas temos obras lançadas, projectos financiados e compromissos assumidos com os munícipes. O futuro de São Miguel será construído com todos: oposição, situação, empresários, diáspora, agricultores, pescadores e jovens”, concluiu o presidente da câmara municipal.

O edil garantiu que São Miguel está no rumo certo para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, destacando que o município é hoje exemplo de governança local, transparência e participação cidadã.

No encerramento da sessão, o presidente da Assembleia Municipal, Salvador Silveira, destacou o valor da democracia local e da proximidade entre eleitos e cidadãos, sublinhando que a descentralização das sessões camarárias tem reforçado a transparência, a participação popular e o compromisso com o interesse colectivo de São Miguel.

Este líder municipal, destacou os sinais de prosperidade que o município vive em todos os sectores, com ênfase para o sector agrícola, ressaltando que nas localidades mais ao norte, o milho está em fase de produção e o feijão em plena reprodução o que, segundo o mesmo, são sinais de bênção e esperança para todos.

Entretanto, no sector agrícola, alertou para os desafios que persistem, nomeadamente, a invasão de macacos e galinhas-do-mato que afectam os agricultores.

Reiterou, por fim, o apelo a um compromisso colectivo para construir um São Miguel mais unido, próspero e solidário.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar