São Filipe, 12 Mai (Inforpress) – A apresentação pública do projecto de reabilitação do Museu Municipal de São Filipe, prevista para hoje foi adiada, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
O acto da apresentação seria presidido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, mas devido ao problema de transportes, nomeadamente da ligação aérea entre Praia e São Filipe, o titular da pasta da Cultura não conseguiu de viajar para a ilha, segundo uma fonte da câmara de São Filipe.
A apresentação pública do projecto de reabilitação do edifício que alberga o museu também iria contar com a presença do presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva.
A requalificação do museu, que está avaliada em cerca de 18 mil contos, conta com o financiamento do Governo, no quadro da implementação do Plano Operacional do Turismo (POT) e as obras são executadas por intermédio das Infraestruturas de Cabo Verde (ICV) em parceria com a Câmara Municipal de São Filipe.
Trata-se de um museu situado num edifício histórico, no coração de São Filipe, que terá uma reabilitação integral e a implementação de uma nova museografia, que enfatiza de forma mais moderna e apelativa o percurso histórico.
Destaca os marcos, as personalidades e as manifestações culturais, entre outros elementos estruturantes na história da ilha do Fogo.
O museu de São Filipe, acomodado num sobrado centenário do centro histórico de São Filipe, está em funcionamento há 15 anos, e a sua instalação foi através de uma parceria de cooperação descentralizada com o município português de Palmela.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar