São Filipe: Projecto do novo arrastadouro de Salinas 'socializado' hoje no quadro da "Semana da Cidade”

Inicio | Economia
São Filipe: Projecto do novo arrastadouro de Salinas 'socializado' hoje no quadro da "Semana da Cidade”
09/07/25 - 10:40 am

São Filipe, 09 Jul (Inforpress) – O projecto do novo arrastadouro da estância balnear de Salinas, zona norte do município de São Filipe, na ilha do Fogo, é ‘socializado’ hoje, no quadro da programação “Semana da Cidade”.

O projecto do novo arrastadouro de Salinas, o mais importante porto de desembarque de pescado da zona norte do município, está enquadrado no projecto de requalificação da estância balnear de Salinas, orçado em mais de 100 mil contos e que será executado de forma faseada.

O projecto de requalificação de Salinas inclui a reabilitação e ampliação do cemitério de Marcela, já concluído, a requalificação da estrada e a sua asfaltagem e a construção do novo arrastadouro que é ‘socializado’ hoje.

A iniciativa enquadra-se no Plano Operacional para o Turismo (POT).

Em Março de 2018, um projecto de "ecoturismo na piscina natural de Salinas", financiado em 75% pela União Europeia com um orçamento de 52.400 contos, resultou na construção de um arrastadouro para embarcações de boca aberta. No entanto, essa infraestrutura foi destruída pela acção do mar pouco tempo após a sua construção.

A vereadora Lia Barbosa, responsável pelo sector da pesca, não adiantou detalhes sobre o valor do custo ou o prazo de execução do novo arrastadouro, cujo projecto será apresentado hoje.

Relativamente à instalação do posto rural de venda de combustíveis exclusivo para os pescadores que operam no porto de Salinas, informou que o contentor já se encontra na ilha e que a câmara está a ver a forma de transportá-lo até Salinas para sua instalação e funcionamento.

A base para a sua instalação está pronta, mas o seu transporte está a condicionar a sua montagem e entrada em funcionamento.

A vereadora apontou que a câmara está a enfrentar dificuldades, nomeadamente de guindaste para retirar o contendor no local e que a edilidade está a dialogar com a Enapor a possibilidade de disponibilizar a grua do porto para efeito.

Este posto rural de venda de combustível é um projecto da Vivo Energy em parceria com o Ministério do Mar e a Câmara Municipal de São Filipe, destinado a servir a comunidade piscatória de Salinas, que conta com mais de 30 embarcações de pesca.

O porto de desembarque de pescado da estância balnear de Salinas conta com mais de 30 embarcações de pesca.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar