São Filipe, 13 Mai (Inforpress) - O presidente da câmara de São Filipe, Nuias Silva, reafirmou, segunda-feira, o compromisso com o desenvolvimento de Ponta Verde e destacou os avanços alcançados e os projectos para transformar a vila num “verdadeiro polo de desenvolvimento”.
Nuias Silva, que presidiu a inauguração da estrada de acesso à comunidade de Afonso Gil, em Ponta Verde, disse que a aposta de transformar Ponta Verde “num verdadeiro polo de desenvolvimento do município de São Filipe, na zona norte” começou há quatro anos com a instalação de serviços essenciais.
Antes os serviços em Ponta Verde restringiam praticamente ao funcionamento da escola, e segundo o edil agora a comunidade agora conta com balcão bancário, serviços dos Correios, atendimento da câmara Municipal, postos da Águabrava, da Electra, microcrédito e todos os serviços da Casa do Cidadão.
“Queremos que Ponta Verde não seja apenas vila no papel, mas também nos serviços e na qualidade de vida que oferece à sua população”, afirmou o presidente.
Entre os novos projectos, está a construção de uma praça central com parque infantil e Internet gratuita, voltada para jovens, idosos e estudantes e segundo Nuias Silva, a câmara já está em processo de finalização e contratualização da aquisição do terreno, próximo à Casa do Munícipe, onde será implantada a infraestrutura.
Além disso, Ponta Verde contará com um Centro de Juventude, fruto de uma parceria internacional com a câmara italiana de Racconigi, cujo presidente efectua esta semana uma visita à ilha do Fogo para participar da inauguração do centro de cuidados paliativos.
Nuias Silva disse que está programado um encontro como o seu homólogo de Racconigi, que garantiu financiamento para o centro que será um espaço multifuncional, com acesso a computadores, formações e actividades comunitárias e que as obras devem iniciar nos próximos meses para que dentro de seis a oito meses Ponta Verde possa dispor do seu Centro de Juventude.
“Já conseguimos financiamento e vamos adaptar um espaço para que possamos ter não só o Centro de Juventude, mas também um Centro Sociocomunitário que sirva toda a comunidade de Ponta Verde”, destacou Nuias Silva.
Outro projecto anunciado é a intervenção que a câmara irá fazer na reabilitação da escola básica de Ponta Verde, um investimento estimado em mais de 20.000 contos, apesar de ser, segundo o presidente, uma responsabilidade do governo central.
“Mobilizamos, junto aos nossos parceiros internacionais, cerca de 18.500 contos para reabilitar a escola. Esperamos iniciar as obras ainda nas férias escolares no final do presente ano lectivo. O concurso para recrutar empresa para a execução da reabilitação vai ser lançado ainda no decurso de Maio ou no próximo mês de Junho” disse Nuias Silva que sublinhou que com a reabilitação a edilidade vai entregar à comunidade uma escola moderna, funcional e bem equipada.
O presidente reforçou que, caso o governo tivesse assumido essa responsabilidade, os recursos da câmara poderiam ser usados em outras áreas prioritárias, como construção de acessibilidades, a ampliação do acesso à educação e concessão de bolsas de estudo para os alunos.
Com estas iniciativas, a edilidade de São Filipe pretende consolidar Ponta Verde como uma vila viva, estruturada e com serviços à altura das necessidades da sua população, reforçando a descentralização do desenvolvimento no município.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar