São Filipe: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima abre primeiro centro de dia para idosos em Campanas de Baixo

Inicio | Sociedade
São Filipe: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima abre primeiro centro de dia para idosos em Campanas de Baixo
20/11/25 - 09:03 am

São Filipe, 20 Nov (Inforpress) – A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, criada há quatro anos, inaugura esta sexta-feira, 21, o centro de dia para idosos em Campanas de Baixo, o primeiro localizado no meio rural do município de São Filipe.

O centro de dia, segundo o pároco de Nossa Senhora de Fátima, padre Egídio dos Santos, é um marco importante na resposta social às populações mais envelhecidas da paróquia e a abertura será assinalada com uma missa e bênção do espaço.

Segundo o padre Egídio dos Santos, o novo centro de dia dos idosos situa-se em Campanas de Baixo, nas instalações da Casa da Banderona, cedida pela Associação Água para Viver para este fim.

Localizado no extremo norte da paróquia, o espaço foi escolhido por ser a única zona com condições para receber idosos provenientes de várias localidades, abrangendo desde Ponta Verde até Campanas de Baixo.

Criada há quatro anos, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima dá, agora, um passo significativo no apoio social, iniciando esta primeira fase com o acolhimento diário, segunda-feira a sexta-feira, de 35 idosos de Campanas de Baixo e São Jorge, mas o número deverá aumentar gradualmente, integrando idosos de Ponta Verde e Galinheiro.

Para garantir o acesso de todos, a paróquia disponibiliza transporte próprio, permitindo que os idosos se desloquem diariamente ao centro, que funcionará das 9:00 às 16:00 horas nos dias úteis.

O centro de dia oferecerá um conjunto diversificado de serviços e actividades, incluindo momentos de lazer, formação, acompanhamento psicológico e de enfermagem, cuidados de saúde, actividades espirituais, além de refeições como almoço e lanches, preparados para garantir o bem-estar dos idosos.

A iniciativa conta com o apoio de vários parceiros além da Associação Água para Viver, entre eles a Câmara Municipal de São Filipe, os Ministérios da Saúde e da Inclusão Social, empresários e comerciantes locais, emigrantes, a comunidade paroquial e a Cáritas Paroquial.

Segundo o pároco, a criação do Centro de Dia surgiu da necessidade de oferecer um espaço seguro e acolhedor para idosos que passam grande parte do dia sozinhos, enquanto os filhos e familiares se encontram no trabalho.

Com a idade avançada e fragilidades de saúde, muitos necessitam de acompanhamento permanente e o centro permitirá que passem o dia em actividades e cuidados adequados, regressando às suas casas ao final da tarde, quando os familiares também estão de volta.

Com a abertura do centro, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima reforça o compromisso com a comunidade, colocando o bem-estar dos idosos no centro das suas prioridades.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar