
São Filipe, 29 Out (Inforpress) - A câmara de São Filipe submeteu à Assembleia Municipal uma proposta de autorização para a concessão de um terreno municipal destinado à instalação de uma enoteca em Achada São Filipe 2.
A iniciativa de um empreendedor do sector do vinho visa promover os produtos locais, reforçar a identidade cultural e dinamizar o turismo e a economia do município e da ilha do Fogo.
De acordo com a proposta, a enoteca terá como finalidade promover e valorizar os produtos locais, com destaque para o vinho e o queijo produzidos na ilha e contribuir assim para o fortalecimento da economia local e da identidade cultural do município.
A enoteca, segundo o promotor, é um espaço dedicado à degustação e vendas de vinhos e acompanhamento de queijos e enchidos, mas que pode ser usado para eventos temáticos sobre vinho.
Após análise técnica dos serviços municipais, foi identificado o Lote 2 do Quarteirão C, com uma área total de 129,7 metros quadrados, como o espaço mais adequado para acolher o projecto.
De acordo com o documento submetido à assembleia, o terreno encontra-se livre, acessível e integrado no plano urbanístico em vigor, não havendo impedimentos legais ou técnicos para a sua utilização.
A proposta sublinha que a instalação da enoteca representa uma iniciativa de elevado interesse público, ao promover os produtos endógenos e dinamizar o sector turístico e económico de São Filipe.
A concessão do terreno, já aprovada por unanimidade pelo colectivo camarário, deverá agora ser deliberada pela Assembleia Municipal, na quinta sessão ordinária, convocada para o dia 31 de Outubro.
Conforme a proposta, a concessão será formalizada por contrato entre as partes, assegurando a boa utilização do espaço e a salvaguarda dos interesses do Município de São Filipe.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar