São Filipe: Câmara municipal aponta Outubro para conclusão das obras do estádio 5 de Julho

Inicio | Desporto
São Filipe: Câmara municipal aponta Outubro para conclusão das obras do estádio 5 de Julho
22/07/26 - 03:53 pm

São Filipe, 22 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe reafirmou hoje o compromisso de concluir, até Outubro, as obras de requalificação do estádio 5 de Julho, apostando no reforço da mão-de-obra e cumprimento do plano de trabalho.

A garantia foi dada pelo vereador das Obras e presidente substituto da autarquia, Euclides Fernandes, à margem da visita de acompanhamento efectuada por uma delegação da FIFA às obras do estádio e sublinhou a determinação na mobilização de recursos para cumprir o plano de trabalhos e devolver a infra-estrutura aos desportistas.

Segundo o autarca, apesar de ainda haver "muito trabalho pela frente", a empresa responsável pela empreitada está a mobilizar mais trabalhadores para acelerar a execução dos trabalhos que, nesta fase, incidem sobretudo nos acabamentos e em intervenções estruturantes.

"Estamos a trabalhar e esperamos concluir, até Outubro, as obras da construção do estádio 5 de Julho, que é uma obra estruturante para devolver o estádio aos amantes do futebol", afirmou.

Euclides Fernandes explicou que, embora a empresa construtora não tenha assumido publicamente uma data definitiva para a conclusão da empreitada, a câmara municipal trabalha com um plano que prevê a entrega da infra-estrutura até Outubro.

"Temos um plano de trabalho que prevê a entrega do estádio até Outubro. Estamos a trabalhar neste sentido para que, nesse mês, o estádio esteja pronto para receber a certificação da conclusão da obra e para a sua inauguração", afirmou, sublinhando que o município está empenhado em cumprir esse objectivo, caso não surjam novos imprevistos.

O responsável recordou que a empreitada enfrentou diversos constrangimentos desde o seu início, nomeadamente, dificuldades no processo de contratação, problemas de transporte de materiais para a ilha, escassez de materiais de construção, a queda do muro do estádio e o acidente que envolveu uma grua, factores que contribuíram para os sucessivos atrasos.

Segundo disse, estas dificuldades foram apresentadas à FIFA e a edilidade acredita que foram compreendidas pela organização.

Apesar de reconhecer que nem todo o material necessário já se encontra na ilha, garantiu que todos os equipamentos estão contratados e que, com a normalização das ligações marítimas entre a Praia e o Fogo, a expectativa é de que os restantes materiais cheguem nos próximos dias, permitindo manter o ritmo dos trabalhos.

À margem da visita, Euclides Fernandes revelou ainda que a câmara municipal pretende concretizar, nos próximos anos, um antigo projecto de construção de um complexo multidesportivo na zona do Congresso.

O empreendimento deverá integrar um centro de estágio, um campo de futebol, pistas de atletismo e de hipismo, espaços para a recepção de caravanas e associações, constituindo, segundo o autarca, "um grande projecto desportivo para o município de São Filipe".

Com relação ao estádio 5 de Julho, que representa um investimento na ordem dos 300 mil contos, incluindo a parte da relva que foi assumida pela FIFA e que ronda os 40 mil contos, contempla toda a requalificação das zonas envolventes do estádio como construção de pedonal, praças, lojas, entre outros.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar