São Filipe: Câmara municipal anuncia criação do Centro Comunitário e de Juventude de Ponta Verde em parceria com Racconigi

Inicio | Cooperação
São Filipe: Câmara municipal anuncia criação do Centro Comunitário e de Juventude de Ponta Verde em parceria com Racconigi
20/10/25 - 06:51 pm

São Filipe, 20 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe anunciou hoje a criação do Centro Comunitário e de Juventude de Ponta Verde, uma infra-estrutura dedicada ao empoderamento juvenil, desenvolvimento comunitário e reforço das políticas públicas voltadas para a juventude.

A iniciativa, apresentada hoje em conferência de imprensa com a participação, através de videoconferência, dos parceiros da Região de Piemonte, integra o projecto "Conjunto com os Jovens", realizado em cooperação internacional com o município de Racconigi, na Itália, e a Região do Piemonte.

O presidente da câmara municipal, Nuías Silva, celebrou o sucesso do já inaugurado Centro Juvenil de São Filipe e apontou os próximos passos da parceria entre São Filipe e Racconigi.

“O centro juvenil de São Filipe já está em funcionamento, atendendo jovens com orientação profissional, apoio escolar e actividades sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. Agora, avançamos para Ponta Verde, onde esperamos inaugurar o novo centro no próximo ano”, afirmou o presidente Nuías Silva.

O espaço em Ponta Verde já está preparado e, segundo Nuías Silva, a instalação será reforçada com a chegada de dois jovens da Universidade de Turim, que estarão em missão de intercâmbio de Janeiro a Maio de 2026 para colaborar com a implementação de actividades comunitárias, educativas e de capacitação técnica junto aos jovens da vila de Ponta Verde e da zona norte do município de São Filipe.

A vereadora da Juventude, Eva Spínola, destacou a continuidade e expansão da estratégia municipal para o sector e afirmou que a edilidade está a replicar, em Ponta Verde, o modelo bem-sucedido do centro juvenil de São Filipe.

“Este novo centro não será apenas um espaço de encontro para os jovens, mas um verdadeiro ponto de apoio comunitário e educativo. Um lugar onde os jovens possam estudar, se formar, participar de intercâmbios e campanhas de cidadania activa”, destacou a vereadora.

O projecto de criação do centro comunitário e de juventude assenta em quatro eixos estratégicos, nomeadamente, o fortalecimento institucional através de intercâmbios de técnicos da câmara e jovens entre São Filipe e Racconigi, para troca de experiências e boas práticas no apoio à juventude, a criação do Centro Comunitário de Juventude de Ponta Verde voltado, especialmente, para os jovens da região norte do município.

A implementação de actividades educativas e de apoio juvenil como orientação profissional, auxílio escolar, campanhas de conscientização e serviços de atendimento directo aos jovens e a promoção de intercâmbios internacionais entre jovens de Ponta Verde e de São Filipe com jovens da região de Piemonte, tanto de forma presencial quanto remota, são outros eixos estratégicos do projecto.

O projecto conta com o apoio de diversos parceiros italianos, incluindo a Câmara Municipal de Racconigi, a Região do Piemonte, empresários, centros comunitários, associações e o apoio da Fraternidade dos Capuchinhos, representada pelo Padre Ottavio Fasano, que foi um dos mobilizadores da parceria entre Cabo Verde e Itália.

“Este é mais do que um projecto é a criação de uma rede de cooperação juvenil que dá voz, espaço e ferramentas aos nossos jovens para que exerçam uma cidadania activa e adquiram competências essenciais para a vida”, referiu Nuías Silva que espera que a inauguração oficial do Centro Comunitário e de Juventude de Ponta Verde aconteça no primeiro semestre de 2026, com a presença de parceiros italianos e autoridades locais.

Um acordo de geminação e de amizade deve ser celebrado entre São Filipe e Racconigi e deverá acontecer em 2026 com a deslocação do edil de São Filipe a Racconigi a convite do seu homólogo que também foi convidado para voltar a visitar São Filipe e a ilha do Fogo.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar