São Filipe, 03 Jun (Inforpress) - A câmara de São Filipe, em parceria com a Associação Bons Amigos Internacional e o Projecto Vitó, promove a partir de hoje a quinta campanha de castração e desparasitação de cães e gatos.
A campanha, que acontece de forma descentralizada, tem como objectivo controlar a população canina e felina no município, garantir o bem-estar animal e a saúde pública de uma forma geral, de acordo com um edital da câmara de São Filipe.
A quinta campanha vai concentrar-se mais na zona norte do município de São Filipe, nomeadamente em Ribeira Filipe, zona norte alta, e em Ponta Verde, na zona norte baixa, além da cidade de São Filipe, com duração de dois dias cada.
Os munícipes são convidados a levar os seus animais de estimação para procedimentos de castração gratuita, check-up de saúde e desparasitação.
Além disso, animais encontrados na rua serão capturados, castrados e devidamente tratados, reforçando o compromisso com uma gestão humanitária da população animal, à semelhança do que aconteceu nas campanhas anteriores.
A campanha conta com o apoio de organizações locais e internacionais dedicadas à protecção animal.
A iniciativa não só previne doenças e superpopulação, mas promove a consciencialização sobre posse responsável de animais.
Neste momento há menos cães vadios a circular nas ruas da cidade de São Filipe e há menos relatos de cães vadios a atacar animais, nomeadamente caprinos e ovinos.
No passado mês de Abril, a câmara de Santa Catarina do Fogo realizou a terceira campanha de castração de cães e gatos, cobrindo as localidades de Chã das Caldeiras, Achada Furna e Cidade de Cova Figueira visando garantir mais saúde e bem-estar aos animais e a própria saúde publica e para uma comunidade mais segura e saudável.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar