
São Filipe, 09 (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Filipe anunciou a abertura de um concurso externo para o recrutamento de dez agentes de segunda classe da Polícia Municipal, conforme a deliberação n.º 112/CMSF/2025, publicada no Boletim Oficial de quarta-feira, 08.
O concurso rege-se pelos termos da portaria n.º 39/2018, de 22 de Novembro, que define os procedimentos para recrutamento, formação e avaliação dos agentes, com as alterações introduzidas pelas Portarias Conjuntas n.º 19/2023 e n.º 50/2023.
Os candidatos externos devem preencher cumulativamente vários requisitos obrigatórios, incluindo ser de nacionalidade cabo-verdiana, idade entre 21 e 28 anos e altura mínima de 1,70m para homens e 1,60m para mulheres.
Possuir o 12.º ano de escolaridade ou equivalente, apresentar robustez física e ausência de doenças contagiosas e não ter condenações por crimes dolosos são outros requisitos.
De acordo com a deliberação, é feita uma excepção para os fiscais da edilidade em exercício, que poderão candidatar-se mesmo que ultrapassem o limite de idade, desde que cumpram todos os demais requisitos.
Os documentos exigidos podem ser entregues presencialmente ou enviados por correio, com aviso de recepção e o prazo para a submissão do dossiê é de 30 dias úteis após a publicação do despacho no Boletim Oficial, terminando a 09 de Novembro próximo.
O processo de selecção dos candidatos inclui cinco fases eliminatórias, nomeadamente prova escrita, provas físicas, exame psicológico, inspecção médica e entrevista profissional.
A classificação final dos candidatos será a média das notas obtidas, sendo factores de desempate o melhor desempenho em provas escritas e entrevistas, a posse de habilitações superiores e a idade inferior.
O regulamento completo do concurso está disponível no Boletim Oficial n.º 190, II Série, de 08 de Outubro.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar