São Filipe: Bairro de Beltches terá rotunda com monumento em homenagem aos pescadores

Inicio | Sociedade
São Filipe: Bairro de Beltches terá rotunda com monumento em homenagem aos pescadores
08/01/26 - 10:00 am

São Filipe, 08 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe vai avançar com um conjunto de intervenções estruturantes no bairro de Beltches como a construção de uma nova rotunda, com um monumento em homenagem aos pescadores.

Estas intervenções estão integradas, segundo o presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, num amplo projecto de requalificação urbana deste bairro denominado de “Beltches+ CulTurArte”, que conta com cofinanciamento de 150 mil dólares, cerca de 15 mil contos, proveniente do Sistema das Nações Unidas, além de vários outros parceiros.

O projecto Beltches+ CulTurArte contempla, numa primeira fase, a melhoria da iluminação pública, com a instalação de cerca de 200 lâmpadas LED, visando aumentar a segurança e a qualidade de vida dos moradores.

Paralelamente, está prevista a construção de uma rotunda à frente de uma futura infraestrutura construída pela câmara para albergar a casa do pescador e do agricultor.

A nova rotunda terá um carácter simbólico e cultural, servindo como monumento de homenagem aos pescadores.

Nuías Silva explicou que para o monumento já existem alguns elementos, nomeadamente a âncora do navio Deimos, que encalhou nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros.

Além da rotunda, o projecto inclui a criação de praças digitais, dinamização do comércio local, pinturas em casas e murais artísticos, acções que visam transformar a imagem urbana de Beltches.

Está igualmente prevista a asfaltagem das vias do bairro, cujas obras só não arrancaram ainda porque, dada a inclinação, a câmara entende ser necessário fazer todo o trabalho de drenagem das águas pluviais antes da colocação do asfalto.

O plano de requalificação abrange ainda a construção de uma ciclovia e percurso pedonal que se estende desde a rotunda de Lém, passando pelo parque de Alto Santa Luzia, perto aeródromo, até ao Bairro III Congresso.

O projecto de ciclovia e pedonal será socializado na próxima semana e as obras, segundo Nuías Silva, terão início ainda este mês, com os trabalhos de movimentação de terra, e serão executadas em parceria com as Estradas de Cabo Verde.

A ciclovia e pedonal irá permitir a prática de actividades físicas noturnas, como caminhadas e footing desde a rotunda de Lém até o III Congresso.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar