Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) - O deputado nacional Manuel Brito (PAICV) criticou hoje o Governo, afirmando que a falta de sintonia entre Estado e município compromete o desenvolvimento local e a qualidade da educação, especialmente na freguesia de Nossa Senhora da Luz.
Durante a visita parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) às comunidades de São Domingos, o deputado Manuel Brito defendeu a “necessidade urgente” de atenção do Governo central às obras e ao ensino local.
Segundo Brito, o “governo de Ulisses Correia Silva não tem actuado em sintonia com a Câmara Municipal de São Domingos”, criando “dificuldades” para contratos essenciais ao município.
“Isso gera constrangimentos para o desenvolvimento de São Domingos”, afirmou.
Este parlamentar exemplificou a situação crítica do complexo educativo da freguesia de Nossa Senhora da Luz, onde alunos enfrentam salas apertadas, com calor excessivo e falta de condições adequadas para estudar.
Elogiou, por outro lado, a iniciativa da paróquia local, que está a construir um novo Complexo Educativo, e apelou ao Ministério da Educação para apoiar o projecto, tanto financeiramente quanto na gestão administrativa.
Brito também condenou a baixa participação do Governo no transporte escolar, apontando que a Câmara Municipal investe 14 mil contos por ano, enquanto o Estado contribui com apenas 2 mil contos.
“É inaceitável, o Governo tem a responsabilidade de garantir melhor qualidade de ensino para crianças e famílias”, reforçou.
Além da educação, o deputado elencou problemas de infra-estrutura, como a estrada que liga Milho Branco e Moia Moia, em “más condições”, que afecta o acesso das famílias às comunidades e às actividades agrícolas.
Ele concluiu, apelando a um governo mais sensível às necessidades da população de Nossa Senhora da Luz, por forma a garantir educação de qualidade e melhoria da infra-estrutura local.
CG/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar