São Domingos: Festival di Midju 2025 reforça dinamismo cultural e turístico de Rui Vaz- vereadora da Cultura

Inicio | Economia
São Domingos: Festival di Midju 2025 reforça dinamismo cultural e turístico de Rui Vaz- vereadora da Cultura
01/11/25 - 06:10 pm

Cidade da Praia, 01 Nov (Inforpress) – A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de São Domingos, Zuleica Rodrigues, disse hoje que o Festival di Midju 2025 é mais do que um evento cultural, constituindo-se como uma iniciativa de “forte impacto socioeconómico”.

Em declarações à Inforpress durante o evento que decorre em Rui Vaz, Zuleica Rodrigues avançou que o festival tem como principal objectivo promover a comunidade rural e a zona alta de São Domingos, reforçando a sua atratividade enquanto destino turístico.

“É um evento que é para promover, sobretudo, a comunidade rural. Escolhemos Rui Vaz também com o intuito de promover a zona alta e São Domingos como um destino turístico”, explicou, salientando que o festival actua na promoção turística do concelho.

Segundo a responsável, dezenas de chefes de famílias encontram no festival uma oportunidade de rendimento adicional, derivado do seu impacto socioeconómico, sobretudo para a comunidade da zona alta.

Indicou que esta terceira edição aposta num cartaz artístico “mais diversificado e convidativo“, com o propósito de duplicar o número de participantes face a 2024, ou seja, na perspectiva de receber entre quatro a cinco mil pessoas.

Apesar das dificuldades registadas na produção do milho devido à falta de chuva, Zuleica Rodrigues assegurou que o produto foi obtido através de regadio e será suficiente para responder à procura.

A responsável garantiu também que a organização reforçou as condições de segurança e logística, com o envolvimento da Polícia Nacional, Cruz Vermelha e equipas de segurança interna, para garantir o bom andamento da festa.

“Queremos uma edição que decorra com a mesma normalidade das anteriores”, frisou, acrescentando que este ano estão abertos 20 quiosques, um número superior ao do ano passado, para dar resposta ao aumento previsto de visitantes.

Zuleica Rodrigues enfatizou ainda a importância da combinação entre gastronomia e música, referindo que o evento apresenta um cartaz com artistas que “têm o seu público e garantem uma animação cultural de qualidade”.

O Festival di Midju 2025 realiza-se este sábado, sob o lema da valorização do milho como símbolo de identidade, trabalho e partilha, reunindo artistas como Beto Dias, Ferro Gaita, Hélio Batalha e Ló.

Para a organização, a diversidade musical será o coração desta edição, onde Batuque, Cotxi Pó, Funaná, Kizomba, Afrobeat e Hip Hop se cruzam para celebrar o milho como símbolo de identidade, trabalho, sustento e partilha.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar