Porto Novo, 19 Mar (Inforpress) – A Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Terrimar, em Santo Antão, atingiu a meta inicialmente traçada de recolher três mil pacotes vazios de leite e sumos para a reutilização, mais precisamente, para a plantação de plantas endémicas.
Esta organização não-governamental tem estado a desenvolver projectos de preservação de plantas endémicas nos diferentes parques naturais em Santo Antão, pretendendo com os pacotes recolhidos no âmbito de uma campanha, plantar plantas endémicas em vias de extinção.
A Terrimar conta com o financiamento do programa de pequenas iniciativas e com parceria do Ministério da Agricultura e Ambiente na implementação de um projecto de conservação das espécies de plantas endémicas e vegetação ameaçadas nos parques naturais em Santo Antão.
No caso do parque natural de Tope de Coroa, onde, devido ao pastoreio livre, as espécies endémicas estão em risco, as acções têm centrado também na formação dos criadores de gado sobre técnicas de confinamento, visando a implementação de medidas de restauração sobre o “habitat” das espécies vegetais endémicas ameaçadas
Também, o Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Fundo do Ambiente, tem estado a apoiar as associações comunitárias do Planalto Norte na realização de acções visando a preservação do parque natural de Tope de Coroa.
Este parque natural dispõe de 61 por cento (%) de espécies endémicas de plantas típicas em Cabo Verde, muitos dos quais na lista de espécies em vias de extinção, devido ao pastoreio livre.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar