Porto Novo, 09 Fev (Inforpress) – O projecto Terra Azul foi hoje apresentado em Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, no encontro regional de pescadores da ilha de Santo Antão, que encerrou as comemorações do Dia Nacional do Pescador.
A iniciativa foi do Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional e da Associação dos Amigos de Natureza (AAN), promotores deste projecto, que prevê um investimento de 70 mil contos nas pescas nas ilhas de Santo Antão e São Vicente em dois anos.
O projecto tem o co-financiamento da cooperação espanhola e do Ministério do Mar e tem como parceiro as câmaras municipais de Santo Antão e São Vicente, do IMAR, do Instituto Nacional da Previdência Social e da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.
Tem como objectivo geral fortalecer a segurança alimentar, a resiliência e a igualdade de oportunidades nas ilhas de Santo Antão e São Vicente.
A transformação do pescado é um dos investimentos previstos no âmbito do projecto Terra Azul.
O projecto, a que a Inforpress teve acesso, propõe, entre outros investimentos, a conclusão e equipamento da unidade de transformação do pescado na cidade do Porto Novo, um projecto muito aguardado pelos operadores de pesca locais.
O projecto prevê ainda a criação de plataformas de secagem do pescado nas comunidades piscatórias de Santo Antão, visando a melhoria das condições de higiene e de valorização do produto.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar